1 – Seja consistente para fidelizar os clientes
Em um momento inicial, atributos como qualidade, bom preço, agilidade e simpatia no atendimento são determinantes para cativar um cliente e induzi-lo à compra, no entanto, o ideal é que esse conjunto de fatores não esteja presente apenas no primeiro negócio. Para fidelizar os clientes, é indispensável manter um padrão e, se a qualidade dos serviços ou produtos variar, que seja para melhor. Na prática, essa consistência significa colocar a identidade da empresa em tudo: ao contactar clientes, recebê-los, fazer as cobranças. Por isso, mantenha gestão e equipe alinhadas! É isso que vai despertar no consumidor a vontade de voltar a fazer negócio na empresa.
2 – Monte uma equipe de atendimento cativante
Quem trabalha no atendimento, está na linha de frente da empresa e, portanto, é responsável por causar a primeira impressão (boa ou ruim) no cliente. Por essas e outras, é preciso montar uma equipe competente e cativante, que receba a clientela com simpatia e hospitalidade.
Nesse sentido, é fundamental que a empresa conte, em seu quadro funcional, comprofissionais amigáveis, solícitos, positivos e que gostem de trabalhar com pessoas. Vale destacar que o funcionário pode ser capacitado e ter boa experiência, mas se ele não for capaz de oferecer um atendimento humanizado, certamente os clientes não serão fidelizados.
3 – Conheça bem o seu público-alvo
É praticamente impossível criar uma relação de fidelidade com os clientes, quando a empresa não conhece e não valoriza as particularidades do público-alvo. É preciso estar por dentro do perfil de consumo do cliente, conhecer as expectativas e necessidades dele, além de ter acesso a informações pessoais como data de aniversário, endereço, telefone, dentre outros. Com base nesses dados, você vai poder parabenizar o cliente em datas especiais, presenteá-lo adequadamente, informar sobre promoções e mantê-lo sempre bem perto da sua empresa.
Hoje em dia há softwares completos para gerenciar o relacionamento com os consumidores. Vale a pena investir nesse tipo de ferramenta tecnológica para desenvolver um plano de fidelização mais efetivo.
4 – Ofereça diferenciais competitivos
Por mais que sua empresa esteja teoricamente bem, sempre é possível inovar e oferecer diferenciais competitivos. Fidelização não cai do céu e estagnar não é o caminho para fidelizar a clientela. Isso significa que é preciso descruzar os braços, fugir do lugar comum e investir tempo e dinheiro nessa empreitada.
Brindes, programas de fidelidade, descontos progressivos e rede de indicações são alguns diferenciais que trazem um excelente retorno a médio e longo prazo. É óbvio que antes de implementar esses diferenciais, o gestor deve estudar o atual panorama da empresa, identificar as deficiências e potencialidades do negócio, além de adequar as estratégias de acordo com o público-alvo.
5 – Não se esqueça que você precisa do cliente
Deixe a arrogância de lado e adote uma postura humilde. Ainda que a empresa seja grande e esteja há anos no mercado, ela precisa de todos os clientes, inclusive os que consomem pouco. O poder de compra é exclusivo do cliente e, em um mercado marcado pela concorrência, hoje em dia ele pode simplesmente atravessar a rua e encontrar produtos similares aos seus, muitas vezes com ofertas melhores.
Sendo assim, valorize cada cliente que chega até o seu negócio, mostre o quanto ele é importante e faça o possível para retê-lo na sua empresa.
6 – Não confunda bom atendimento com bajulação
Os clientes gostam de ser tratados com respeito, educação, exclusividade e gentileza. Também não dispensam um tratamento personalizado e vantagens diferenciadas na hora da negociação. No entanto, nada disso deve ser confundido com bajulação.
Puxar o saco da clientela pode ser muito desagradável e improdutivo para o negócio, sobretudo, porque soa artificial. Os clientes, aliás, qualquer pessoa, prefere se envolver com gente autêntica. Fica mais fácil criar uma relação com quem é verdadeiro, concorda?
7 – Mantenha contato, marque presença
Não basta falar “volte sempre” e dizer “não suma” para o cliente. É preciso fazê-lo retornar à empresa e como se faz isso? Simples! Mantenha contato com ele. Siga-o nas redes sociais, telefone para comunicar sobre os lançamentos, ofereça um cartão de fidelidade para novas compras, mande um e-mail de felicitações no aniversário dele e marque presença na vida do consumidor. Assim, quando ele estiver na dúvida entre a empresa que literalmente liga para ele e a que não está nem aí, você estará em completa vantagem.
http://gestaoempresarial.organizze.com.br-passos-para-manter-os-clientes-fieis-ao-seu-negocio/
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