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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Mudando a cultura – EU – consumidor.


Você é daqueles que não faz uma avaliação do atendimento de seu empreendimento?

Você sabe o nível de satisfação dos seus clientes com o seu produto ou com a prestação do seu serviço?

Por acaso você sabe como seus colaboradores prestam o serviço que você comercializa?

Em sua ausência como se comportam seus colaboradores?

O atendimento o serviço o produto que você vende tem uma boa visão por parte dos clientes?

Eles estão voltando?

Bem são realmente muitas questões que precisam ser respondidas, mais vamos por parte, primeiro imagine como o seu cliente se sente quando consome o meu produto ou utiliza meus serviços?

Para uma resposta com mínima margem de erro (isso sem você precisar no momento investir em pesquisa), você mesmo pode ser seu pesquisador.

Por exemplo, suponhamos que seu ramo de atividade seja “ vendas de calçados “ em sua loja você atende tanto homens, bem como mulheres e também tem calçados para crianças.

Faça um comparativo de como se comporta um cliente que procura este tipo de produto, vá em uma outra loja que tenha alguma similaridade com a sua, tenha em mente algum tipo de calçado específico para você bem como você também pode expressar o desejo de comprar um presente para seu filho e esposa.;

Como você gostaria que o seu colaborador se comporta-se nesta venda? Bem com esta informação em mente, entre na loja e haja você como consumidor, assuma seu EU consumidor.

O vendedor está fazendo um atendimento satisfatório? Se sim o seu colaborador age da mesma forma?

O vendedor está sendo cordial, está oferecendo alternativas, propostas se sejam relevantes sem ser chato ou invasivo? Se sim o seu colaborador age da mesma forma?

Pense em uma objeção comum no seu ramo de atividade, e use com este vendedor, como ele se saiu? Tentou argumentar, mais respeitando sempre o ponto de vista do cliente? Tentou oferecer soluções? Se sim o seu colaborador como agiria nesta situação?
Bem de maneira barata e simples você quando no papel de EU consumidor pode descobrir na própria pele como se sente um cliente, quando suas necessidades são satisfeitas, e como se sente quando as suas necessidades não são satisfeitas e pior ainda, quando são ignoradas.

Bem mais de que estas informações vão servir para você? Já que a loja não é a sua, os funcionários não são os seus?
Com esta avaliação em mente você poderá verificar se em seu estabelecimento o atendimento é como você gostaria, se você fosse em sua loja como consumidor(supondo que você conhece bem seus colaboradores), como eles tratariam a questão? Como eles lidariam com as objeções?

Eles seriam capazes de satisfazer as suas necessidades? Se não o que pode ser feito para arrumar a casa? O cliente mal atendido muita das vezes não reclama por achar que não adianta, ele prefere não voltar ou ainda faz uma propaganda negativa com base na frustração que passou.

Talvez seja necessário ministrar treinamento, ou mesmo uma boa conversa pode funcionar, onde você poderá identificar o “X” da questão, analisando o que precisa ser revisto, aprimorado, ou até mesmo implantado, que incentivo pode ser dado aos colaboradores se você vai poder fazer isso sozinho ou vai precisar de ajuda profissional.

Se você achar que você ir em um estabelecimento similar ao seu não é muito eficaz, pois você quer saber, quer ver as reações imediatas dos seus colaboradores, você pode pedir ajuda a um Personal feedbackmais quem ou o que é este ser?

No próximo Post falaremos mais sobre este salvador.

Deseja saber mais, quer receber dicas? entre em contato.

jlcconsultoria07@gmail.com



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