Você é daqueles que não faz uma avaliação do atendimento de seu
empreendimento?
Você sabe o nível de satisfação dos seus clientes com o seu produto ou
com a prestação do seu serviço?
Por acaso você sabe como seus colaboradores prestam o serviço que você
comercializa?
Em sua ausência como se comportam seus colaboradores?
O atendimento o serviço o produto que você vende tem uma boa visão por
parte dos clientes?
Eles estão voltando?
Bem são realmente muitas questões que precisam ser respondidas, mais
vamos por parte, primeiro imagine como o seu cliente se sente quando consome o
meu produto ou utiliza meus serviços?
Para uma resposta com mínima margem de erro (isso sem você precisar no
momento investir em pesquisa), você mesmo pode ser seu pesquisador.
Por exemplo, suponhamos que seu ramo de atividade seja “ vendas de
calçados “ em sua loja você atende tanto homens, bem como mulheres e também tem
calçados para crianças.
Faça um comparativo de como se comporta um cliente que procura este tipo
de produto, vá em uma outra loja que tenha alguma similaridade com a sua, tenha
em mente algum tipo de calçado específico para você bem como você também pode
expressar o desejo de comprar um presente para seu filho e esposa.;
Como você gostaria que o seu colaborador se comporta-se nesta venda? Bem
com esta informação em mente, entre na loja e haja você como consumidor, assuma
seu EU consumidor.
O vendedor está fazendo um atendimento satisfatório? Se sim o seu
colaborador age da mesma forma?
O vendedor está sendo cordial, está oferecendo alternativas, propostas
se sejam relevantes sem ser chato ou invasivo? Se sim o seu colaborador age da
mesma forma?
Pense em uma objeção comum no seu ramo de atividade, e use com este
vendedor, como ele se saiu? Tentou argumentar, mais respeitando sempre o ponto
de vista do cliente? Tentou oferecer soluções? Se sim o seu colaborador como
agiria nesta situação?
Bem de maneira barata e simples você quando no papel de EU consumidor
pode descobrir na própria pele como se sente um cliente, quando suas
necessidades são satisfeitas, e como se sente quando as suas necessidades não
são satisfeitas e pior ainda, quando são ignoradas.
Bem mais de que estas informações vão servir para você? Já que a loja
não é a sua, os funcionários não são os seus?
Com esta avaliação em mente você poderá verificar se em seu
estabelecimento o atendimento é como você gostaria, se você fosse em sua loja
como consumidor(supondo que você conhece bem seus colaboradores), como eles
tratariam a questão? Como eles lidariam com as objeções?
Eles seriam capazes de satisfazer as suas necessidades? Se não o que
pode ser feito para arrumar a casa? O cliente mal atendido muita das vezes não
reclama por achar que não adianta, ele prefere não voltar ou ainda faz uma
propaganda negativa com base na frustração que passou.
Talvez seja necessário ministrar treinamento, ou mesmo uma boa conversa
pode funcionar, onde você poderá identificar o “X” da questão, analisando o que
precisa ser revisto, aprimorado, ou até mesmo implantado, que incentivo pode
ser dado aos colaboradores se você vai poder fazer isso sozinho ou vai precisar
de ajuda profissional.
Se você achar que você ir em um estabelecimento similar ao seu não é
muito eficaz, pois você quer saber, quer ver as reações imediatas dos seus
colaboradores, você pode pedir ajuda a um Personal feedback, mais quem ou o que é este ser?
No próximo Post falaremos mais sobre este salvador.
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jlcconsultoria07@gmail.com
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