Mário possui uma oficina mecânica há mais de 10 anos e tem procurado melhorar constantemente os resultados dessa sua pequena empresa. Além da parte técnica, Mário entende que deve administrar de forma profissional sua oficina. Ele já observou pela sua experiência, que se administrar de forma eficiente fará com que sua oficina se torne um real atrativo do mercado.
De forma simples, precisa ir montando um cadastro de seus clientes mais fiéis pelo menos. Com esse cadastro poderá buscar por serviços em dias que possui pouco ou nenhum cliente para atender. Poderá analisar certos casos – de seus cliente fiéis – e observar que dois ou três deles não retornaram após alguns meses e que seus veículos já devem necessitar de nova revisão. Pode perfeitamente ligar para esses clientes com um questionamento do tipo:
“Sr. José, estamos acompanhando a necessidade de revisão dos veículos de nossos melhores clientes, e notamos que o seu está neste rol. Podemos agendar uma data para que nos traga o carro? É sem compromisso.” Num pequeno espaço de tempo você poderá conseguir serviços para suas horas ociosas.
Outro ponto importante que Mário considera na administração da oficina são as ferramentas. Essas devem ter um local próprio para serem guardadas. De preferência um armário com lugar para cada uma delas onde, no final do dia, quando os serviços são concluídos, são lavadas e enxutas com produtos próprios e recolocadas em seu devido lugar.
Uma oficina mecânica deve procurar ter alguns equipamentos básicos para os dias de hoje, tais como ferramentas para diagnósticos e controles eletrônicos, bicos injetores, troca de correias dentadas, elevador, por exemplo.
Mário possui em sua oficina dois profissionais para ajudá-lo no serviço da oficina e sabe que deve explicar-lhes como executar os serviços, assim como valorizar e falar com os clientes, evitando-se ao máximo gritos e conversas indesejáveis. Por outro lado Mario procura motivar e valorizar esses seus dois colaboradores com premiação toda vez que a oficina atinge as metas de faturamento estabelecidas.
Mário sabe e salienta que uma das partes mais importantes de qualquer empresa, e de uma oficina também, é o atendimento eficaz aos clientes. Guardadas as devidas proporções, tal qual num consultório médico, o profissional deve transmitir confiança e conhecimento do seu serviço. Nesse ponto Mario é bastante enfático. Ele reforça bastante a limpeza do local de trabalho, tratamento especial para as mulheres, que são hoje um grande público nas oficinas, e para os idosos, que necessitam de atendimento especial em todos os lugares. Uma oficina que se preza possui banheiros feminino e masculino muito limpos! E oferecer um cafezinho para os clientes é um investimento e não um gasto.
Para finalizar, ele sempre se lembra que mais importante que atender, sua oficina deve encantar seus clientes, tarefa para a qual ele tira do próprio cadastro grandes inspirações.
http://www.becocomsaida.blog.br/como-administrar-uma-oficina-mecanica-para-conseguir-melhor-lucro/
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