Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Foi a crise econômica ou o mau tempo?

Acredito que a crise econômica ainda não chegou com força total em nosso país. As mídias nacionais, com ajuda de alguns economistas, estão disseminando pânico, gerando clima de insegurança, pessimismo e alarmismo muito grande nos brasileiros.

Na semana passada, tive um exemplo claro desse fato. Deixei meu carro em um estacionamento com serviço de lava rápido, próximo ao local onde iria ministrar uma palestra.

Após cumprimentar o proprietário, ele confessou-me que as “coisas” não estavam indo muito bem, pois naquele dia havia lavado somente quatro carros, quando a média diária era de 12 carros, e foi logo culpando a crise econômica, mostrando o jornal com matéria a respeito da crise.

Argumentei com ele, que poderia ser apenas o mau tempo, pois naquele dia chuviscava em São Paulo. Ele, no primeiro momento, concordou, mas, enfatizou novamente que o problema era a crise econômica mundial que havia chegado ao Brasil.
mautempo2

Quando ouvi as lamentações do proprietário, logo lembrei da mensagem sobre crise que circula pela internet já algum tempo, que conta a estória de um vendedor de cachorro quente, que tinha o melhor cachorro quente da cidade, pois todos os ingredientes eram de primeira qualidade. Com isso, prosperou tanto que conseguiu matricular seu filho na melhor faculdade de economia do país. Quando o filho concluiu o curso e retornou para casa, observando que o pai gastava muito dinheiro com o pagamento de fornecedores, disse ao pai: “O senhor ainda não tomou conhecimento da crise que assola o mundo? É preciso economizar nas compras. Vamos comprar ingredientes mais baratos”. Com o passar do tempo, os clientes desapareceram e o negócio deixou de ser lucrativo. Diante do fato, o “dogueiro” afirmou: “Não é que meu filho tinha razão? A crise econômica realmente chegou!”

Não podemos negar a crise econômica mundial. Porém, existem outros fatores que influenciam nossa vida, pois, se vivermos em função da crise, deixaremos de viver.

Egnaldo Paulino
Consultor Orientação Empresarialhttp://www.becocomsaida.blog.br/foi-a-crise-economica-ou-o-mau-tempo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário