Se você é um bom empreendedor sabe que sua empresa precisa de uma identidade e, nesse ponto, não é propriamente da identidade visual que estamos falando, mas sim dos valores, missão e visão da empresa: o que ela deve representar para o público-alvo.
O que alguns empreendedores às vezes esquecem é de que a identidade de um negócio é mais do às meras palavras delegadas a página de apresentação da empresa. Para uma empresa ter uma verdadeira identidade é preciso uma série de fatores, mas a identidade visual é um dos itens fundamentais.
Qual o papel da identidade visual?
Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Ela pode até não ser totalmente correta, mas com certeza, causar uma boa primeira impressão ao seu público é meio caminho andando para conquistá-lo e atrair novos clientes.
A identidade visual da sua empresa é exatamente a primeira imagem que você passa ao público-alvo e, de acordo com ela, seu negócio pode transmitir a ideia de uma empresa respeitável, competente e de qualidade, assim como também pode passar a ideia de que ela é amadora, descompromissada e não preza pela qualidade do serviço que executa.
Obviamente, nem mesmo a melhor identidade visual do mundo é capaz de elevar o status de uma péssima empresa ou serviço, não há logotipo ou propaganda que salve uma empresa que é incapaz de oferecer ao seu público o que ele deseja.
Mas se você tem um produto, lembre-se: não basta ter um bom produto. É preciso que as pessoas saibam que ele existe! Seu negócio precisa ter uma identidade que faça com que o público se identifique de tal forma, que ao menos tenha o interesse de conhecer o serviço ou produto.
Deixe a sua empresa na mente do consumidor
Uma boa identidade visual também é responsável por criar uma assimilação com o cliente e ficar presente na memória do consumidor. Por isso que as empresas apostam na criação de uma identidade completa, com logotipo, folder, papel timbrado, pastas, cartões de visita e brindes.
Tudo isso para que o consumidor se lembre dela não apenas durante o contato direto, mas no decorrer dos dias.
Uma identidade visual feita de acordo com as características da sua empresa e pensando no mercado e público-alvo oferecem maiores chances da sua marca permanecer na mente do consumidor.
A relação da agência e gestores
Uma boa agência sabe captar a essência do negócio através de um minucioso briefing e transferir todo o conceito dele na identidade visual da empresa.
Mas é justamente o importante papel que esse item ocupa para o sucesso da empresa que a definição da identidade visual é uma grande responsabilidade tanto para a agência, quanto para os gestores e responsáveis pelo negócio.
É necessário entrosamento entre ambas as equipes para que não existam erros em nenhuma etapa do processo e o resultado final seja exatamente o que a empresa precisa para obter destaque frente aos concorrentes e alcançar o público certo.
Valorize a sua empresa
Com base nas informações anteriores, já é possível compreender o valor que a identidade visual da sua empresa tem. Por isso, esse item deve ser administrado com extrema seriedade pelos empreendedores e gestores.
Se você tem o interesse de que seu negócio seja levado a sério pelo mercado e consumidor, é preciso seriedade ao definir como será a sua apresentação.
http://www.inovahouse.com.br/blog-inova/identidade-visual-sua-empresa-precisa-dela/
Nenhum comentário:
Postar um comentário