O diferencial concorrente
É quase impossível uma empresa não contar com concorrência. Seja de forma direta ou indireta, o consumidor provavelmente pode trocar o seu produto por outro de outra marca. E, por isso, você precisa oferecer algo que o seu concorrente não tenha e que, principalmente, o seu público deseja!
Descubra o que o seu consumidor quer, mas que sente falta no mercado. Veja o que o seu concorrente não consegue fazer e, obviamente, analise os gargalhos do mercado em que sua empresa atua.
O negócio precisa entregar ao público um diferencial que perceptível e de valor agregado, seja ele no produto, no serviço ou no atendimento.
Para se destacar é preciso fazer algo diferente e fazer bem feito.
Leve isso para a sua empresa
Agora que está definido qual o diferencial da empresa, torne ele o carro chefe do posicionamento e comunicação da marca.
Afinal, não vai adiantar muita coisa você oferecer o que o cliente sempre desejou se ele simplesmente não souber disso.
É preciso divulgar e colocar o seu diferencial em destaque.
Também é preciso que todos na empresa respirem o mesmo ideal e transmitam o mesmo posicionamento, pois para que a comunicação seja coesa é necessário que todos falem a mesma língua e dividam o mesmo objetivo.
Não perca o foco
Levando tudo isso em conta, é muito importante dizer que a sua empresa não pode perder o foco na comunicação.
Sim, seu negócio pode e deve ser flexível, pois atualmente não há muito espaço para modelos de negócios engessados.
Porém, também não é possível levar a sério aqueles que são incapazes de seguir um padrão e ter uma postura clara e fundamentada.
Isso significa que a comunicação da empresa deve se flexível a ponto de conseguir se adaptar da melhor maneira a situações e clientes que fogem do padrão, mas que ao mesmo tempo não deve perder a sua identidade base e, muito menos modificá-la a todo o momento.
Não deixe o preço ser o seu diferencial
Um dos maiores erros que um negócio pode cometer é fazer do preço o seu principal diferencial.
Não que o preço não seja importante, mas o problema de fazer com que ele seja o item mais importante do seu negócio é extremamente arriscado.
Pare e pense: se o cliente procura a sua empresa apenas porque você tem o preço mais baixo do mercado, com certeza você tem algum problema com a qualidade do seu produto ou serviço e trabalha com taxas que não permitem que se faça investimentos e melhorias no seu negócio.
E, o principal: se o seu único ponto positivo é o preço baixo, você dificilmente consegue fidelizar o cliente, ele não está satisfeito com sua empresa e não se sente obrigado a continuar com ela. Em algum momento a insatisfação pode falar mais alto do que a vontade de pagar menos.
Um ótimo exemplo disso é Apple. Nós nem precisamos dizer que a empresa não é conhecida pelos seus produtos baratos, na realidade os produtos que carregam essa marca, costumam ser os mais caros e, nem por isso, ela deixa de lucrar.
Afinal, existe uma qualidade atrelada a um atendimento diferenciado para os seus clientes, as frequentes novidades e diferenciais que só a marca apresenta.
Existe uma relação de marca e fã quando se trata desse tipo de empresa.
É claro que a empresa também não pode idealizar um valor muito exorbitante. Por mais valor agregado que a marca carregue, ela tem que acompanhar a realidade do mercado se quiser ter clientes para continuar a existir.
Cobrar mais do que o mercado suporta é tão perigoso quanto cobrar menos do que a empresa precisa para sobreviver.
A qualidade é o básico
Pode não parecer, mas a qualidade do seu produto ou serviço precisa ser considerada algo básico e não o seu principal diferencial.
A estratégia de comunicação nem sempre é o único fator suficiente para manter o seu negócio. O seu produto precisa ter a qualidade necessária para fazer frente aos seus concorrentes.
A qualidade do produto deve ser considerada um requisito básico ou a péssima fama que o produto ou serviço criará com base em sua má qualidade irá sobrepor qualquer diferencial positivo que a marca tenha.
Sendo assim é fundamental que a sua empresa tenha um bom produto ou serviço, estude o mercado, defina um bom diferencial e faça dele o destaque de uma comunicação estruturada e com objetivos claros.
http://www.inovahouse.com.br/blog-inova/diferencial-como-destaque-empresa/
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