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segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O que sua oficina mecânica deve ter para atrair mais clientes

Mechanic with Happy Customer

Com o aumento das facilidades de pagamento, adquirir um carro se tornou algo bastante simples para a maioria dos brasileiros. De uns anos para cá, o número de veículos nas ruas tem aumentado e, consequentemente, novos serviços de reparação automotiva têm surgido para lucrar com esse segmento, aumentando a concorrência no setor.
Por isso, não basta que sua oficina mecânica tenha apenas atrativos técnicos. Para se destacar no mercado e atrair mais clientes, você precisa investir em diferenciais que façam as pessoas optar por seu estabelecimento e não por qualquer outro. Mas como fazer isso? Veja a seguir o que sua oficina mecânica precisa ter como diferencial competitivo e seja referência no mercado!

Serviços variados

Antigamente, as pessoas buscavam uma oficina mecânica quando o carro apresentava um problema específico. Com a popularização das concessionárias, que efetuam a revisão de todo o veículo em um mesmo local, o cliente não está mais habituado a ir em várias oficinas para verificar cada detalhe do seu carro. Para atrair o cliente de hoje, você precisa oferecer uma ampla variedade de serviços. Por isso, inclua na sua oficina serviços como: funilaria, pintura, instalação de acessórios, pré-inspeção, limpeza de ar-condicionado, manutenção de sistema elétrico e até venda de itens de maior necessidade. Você ainda pode oferecer um serviço de busca e entrega do veículo e, claro, sempre devolver o carro devidamente limpo.
As pessoas querem praticidade quando procuram uma oficina mecânica. Portanto, se o cliente puder fazer tudo em um só lugar, você o conquistará e o fidelizará ao seu estabelecimento.

Site completo

Para dar visibilidade a qualquer estabelecimento hoje em dia, é imprescindível estar na internet. Muitas pessoas não conhecem oficinas mecânicas e vão procurar na web por esse serviço quando precisam. Assim, você precisa ter um site completo e com informações atualizadas: os meios para contato, formas de pagamento, serviços oferecidos e instruções sobre como chegar à oficina. Você também pode colocar diferenciais, como dicas sobre a manutenção de veículos e até oferecer um canal para atendimento on-line de clientes com dúvidas.
Outra dica muito interessante é criar um espaço do cliente em seu site, onde ele possa verificar, por meio de um usuário e senha, seu orçamento, o status de seu veículo e os serviços efetuados.

Espaço agradável

A aparência de sua mecânica, sua organização e limpeza, é a primeira coisa que o cliente nota ao entrar no estabelecimento, influenciando na opinião que ele terá de sua oficina. Ambientes sujos, escuros e bagunçados não passam segurança para a pessoa deixar o carro e, portanto, dificilmente ela se tornará cliente.
Da mesma forma, quando a pessoa aguarda por um reparo pequeno em seu veículo, é importante que ela tenha um lugar agradável onde esperar. Você pode ter um espaço com cadeiras confortáveis, televisão, revistas e até um cafezinho para o seu cliente. Oferecer conexão de internet Wi-Fi também é um diferencial nesse aspecto. Lembre-se de que marketing não se resume à divulgação: um ótimo atendimento transforma-se em marketing feito pelas pessoas que sairão dali e indicarão o local ao seu círculo de conhecidos.

Marca visível

Mais do que uma oficina, você precisa ter uma marca, com a qual as pessoas se identifiquem. Tenha uma logomarca que passe credibilidade ao público alvo e coloque-a em todos os lugares: seu site, campanhas de marketing, e-mails e na sua própria oficina. Você também pode criar brindes com sua logomarca, como chaveiros, adesivos e canetas. Dessa forma, sua marca se torna conhecida e mais visível ao público-alvo. Com o tempo, as pessoas se lembrarão da sua marca quando pensarem em oficina mecânica e, assim, mais clientes aparecerão.

Campanhas promocionais

Aproveite os diferenciais da região onde fica sua oficina para oferecer promoções aos clientes, por meio de parcerias com lojas e outros serviços. Por exemplo, clientes de determinado supermercado ganham desconto em serviços, como lavagem e troca de óleo. Assim, enquanto as pessoas fazem outras coisas na redondeza, são incentivadas a conhecer sua oficina.
E você, o que tem feito em sua oficina mecânica para atrair mais clientes? Tem ainda alguma outra dica?  Compartilhe sua experiência nos comentários!
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