Com avanço tecnológico e as novas demandas no mundo dos negócios, é cada vez mais crescente o uso de softwares e ferramentas de gestão para auxiliar a rotina diária de trabalho. As oficinas de antigamente, escuras, sujas de graxa e com peças amontoadas, perdem espaço para um ambiente organizado, limpo e, claro, informatizado.
Além da melhoria no aspecto visual, as ferramentas de gestão facilitam na identificação de problemas, reduz custos, informatiza o setor de compras, garantindo rapidez e satisfação do cliente. Conheça agora 5 dicas de gestão e dê uma guinada na sua oficina!
Abrace a tecnologia
Invista em um software que auxilie na estruturação da sua oficina. Escolha um que possua uma interface clara, funcional e com uma abordagem completa do controle de atividades: cadastro, volume de clientes, serviço executado, acompanhamento financeiro, estoque, dentre outros.
Cadastre seus clientes
É importante manter um cadastro atualizado dos seus clientes. Afinal é preciso conhecer o perfil do seu público para atendê-lo com qualidade. Alguns clientes prezam pela rapidez, outros por um atendimento mais personalizado. Além disso, com um cadastro atualizado é mais fácil fidelizar seu cliente, ou seja, se ele não aparecer para revisão, você pode lembrá-lo da importância do serviço. Isso garante uma aproximação que gera bons frutos.
Segmente, mas não exclua
Algumas oficinas se especializam em um determinado segmento e se tornam referência no mercado. Segmentar sua área de atuação é uma importante ferramenta de gestão, pois além de melhorar o serviço oferecido, reduz custos. Com a segmentação é possível investir em maquinário especifico com tecnologia de ponta. Um dos pilares no processo de segmentação é a escolha dos fornecedores. Uma boa dica é investir no mercado virtual de autopeças, variedade de produtos e preço justo.
Padronize
Crie uma rotina de trabalho padronizada, principalmente nos setores burocráticos, como financeiro, fornecimento de orçamentos, mas também na execução do serviço. A padronização agiliza o processo de mensuração de resultados. Facilitando a identificação dos erros e acertos. No entanto, não trabalhe de forma engessada. Padronize, porém esteja aberto às mudanças, afinal é preciso trabalhar visando a todo tempo a melhoria contínua da empresa.
Tenha bons fornecedores: explore o ambiente virtual
A carteira de fornecedores merece destaque na gestão do seu negócio. E para isso, explore o mercado online de autopeças. Veja algumas vantagens de adotar um formato de gestão com compras de autopeças feitas de maneira virtual:
- Comodidade: não é preciso deslocar um funcionário para uma loja física a procura de uma peça.
- Agilidade: é possível verificar a disponibilidade da peça no ato da demanda.
- Variedade de produtos: produtos de diferentes fabricantes ao alcance das mãos, ou seja, com apenas um clique.
- Pagamento facilitado: várias condições de pagamento, o Canal da Peça inclusive oferece um limite de compras para as oficinas mecânicas, permitindo, assim, que os empresários façam a programação de pagamentos semanais ou mensais.
- Entrega rápida: você pode receber sua compra no mesmo dia. Algumas empresas disponibilizam o serviço de entrega através de motoboy, e sua encomenda é entregue em menos de 3 horas.
- Descontos: facilidade na concessão de descontos, mediantes a realização de cadastro.
http://blog.canaldapeca.com.br/-dicas-de-gestao-para-a-sua-oficina-mecanica/
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