Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

3 pilares para montar um negócio lucrativo

Respeitando as diferenças de cada tipo de negócio, existem três variáveis que eu considero muito importantes para o sucesso de um negócio. Ignorá-las poderá lhe muito dinheiro.
Dúvidas
Claro que outros aspectos do negócio como: planejamento operacional, parcerias estratégicas e fatores críticos de sucesso são importantes para o desenvolvimento de um negócio.
Sendo que em alguns negócios um aspecto do planejamento pode ser mais importante do que outro, no entanto, sem considerar qualquer uma destas 3 variáveis a seguir você poderá afundar suas economias e vida pessoal em um projeto que não lhe trará lucro nem felicidade.
São elas:

Você Empreendedor.

“Quem não busca o que quer, aceita o que vier”.
Um homem entra no prédio de uma repartição pública e em seguida toma o elevador. Ao entrar no elevador o ascensorista (a pessoa que opera o elevador) lhe pergunta:
  • Qual andar?
O homem pensa um pouco e responde:
  • Tanto faz, estou no prédio errado mesmo.
Antes de fazer o planejamento para abrir um negócio você precisa fazer um planejamento do que você deseja para sua vida.
  •  O que é mais importante para você?
  • Onde você quer estar daqui ha 2 anos?
  • E daqui ha 5 anos?
A sua ideia de negócio deverá estar alinhada com os seus objetivos pessoais. Como um exemplo você deveria pensar se sua ideia de negócio é compatível com a renda que você deseja ter para custear um padrão de vida compatível para o que você deseja oferecer para sua família no futuro.
Pequenos negócios
Outro fator muito importante é a sua capacidade de execução da ideia de negócio escolhida. A sua ideia de negócio deveria estar altamente relacionada com suas experiências anteriores, habilidades e desejos pessoais.
Quanto maior esta aproximação maiores serão suas chances de executar bem o plano de negócios.
O Mercado
Esta parte do seu planejamento é determinante para o sucesso de um negócio. Se não houverem clientes suficientes para comprar o seu produto ou serviço seu negócio simplesmente nascerá morto.
Eu mesmo já cometi este erro superestimando o tamanho do mercado para montar uma loja. Infelizmente a ferramenta que eu usei para fazer a estimativa não era adequada. O negócio era lucrativo mas não haviam tantos clientes quanto eu pensei. Neste artigo você descobrirá como mensurar o tamanho do mercado.
Depois de tentar crescer a empresa de várias maneiras eu decidi vende-la, pois o lucro não era o que eu desejava para mim. Ficou a lição. O tamanho do mercado é o que vai determinar até onde você pode crescer.
Um estudo de mercado lhe mostrará também se a concorrência está ganhando dinheiro e se você conseguirá competir com os concorrentes atuais.

O financeiro

Se você deseja abrir um negócio por causa do dinheiro (algumas pessoas empreendem por outros motivos), você poderia escolher entre montar um empresa, comprar um imóvel para alugar ou ainda aplicar em algum fundo de investimento.
Como você descobre qual é a melhor escolha?
Através de um planejamento financeiro. Você analisaria o retorno que cada um destes negócios lhe trariam e faria uma comparação entre eles para tomar a melhor decisão.
É esta parte do seu planejamento que lhe dirá se a sua ideia de negócio é realmente lucrativa e quanto você poderia lucrar.
Enfim, qualquer que seja o negócio que você for montar, obtenha uma ideia de negócio compatível com seus objetivos pessoais, faça um bom planejamento e cumpra da melhor maneira o planejado.
Pequenos negócios
http://www.becocomsaida.blog.br/-pilares-para-montar-um-negocio-lucrativo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário