Como
diz a bela letra da música “Cotidiano” de seu Jorge, as vezes fazemos tudo
sempre assim, não temos a disposição, a coragem, a vontade para mudar aquilo
que sabemos que precisamos mudar, no empreendedorismo as vezes nos deparamos
com situações assim, por acharmos que estamos estabilizados, já temos uma certa
aceitação no mercado, não precisamos inovar, criar, fazer diferente.
Qual o resultado desta atitude? fazer tudo sempre igual - infelizmente muitos
empreendimentos fecham suas portas no primeiro, segundo ou terceiro ano, por
falta de planejamento adequado as suas realidades.
Temos um exemplo interessante de
desperdício de recursos, as empresas de telefonia, quantos processos são
abertos diariamente, quanto tempo, recursos, são gastos com estes processos,
recursos que poderiam ser aplicados em melhorias no fornecimento da prestação
de serviço.
Exemplo: uma operadora de telefonia
colocou na conta de um cliente um serviço não solicitado, no valor de R$ 40,00,
quando o cliente reclamou, a empresa de telefonia, deixou de cobrar o referido
valor por dois meses, sendo que no terceiro mês voltou a cobrar o valor, o seu
cliente então colocou na justiça a tal operadora, a conclusão foi: ela teve que
pagar para o cliente o valor de R$500,00, agora veja um prejuízo que poderia
ser evitado. Agora imagina milhares de consumidores, com causas neste montante
e montante ainda maiores, o quanto não é gasto com honorários de advogados e
outras despesas legais, que poderiam ter sido evitadas com simples ato de boa
vontade, uma boa gestão dos recursos e um bom acompanhamento da gestão diária.
O que mais vemos nos jornais e revistas
são notas como estas: Justiça
notifica operadoras por corte de web móvel após fim de franquia, Operadora é condenada por induzir PF a
deter consumidor.
Não só as operadoras de telefonia, mais
muitos empreendimentos lotam os fóruns pelo Brasil e pelo mundo afora, pela má
qualidade ou prestação do serviço, quanto dinheiro é desperdiçado que poderia
ser aplicado em prol do empreendimento, todavia talvez você pense, mais o meu
negócio é pequeno, a minha perda é pequena, ai perguntamos será mesmo? Mesmo
que você não tenha problemas com a justiça com relação a indenizações, mais o
quanto é desperdiçado em água? Em energia? Em material? Em tempo? São gastos
que poderiam ser evitados e redirecionados para reposição de material, para
propaganda ou para uma aplicação, enfim para onde olhamos vemos desperdício que
poderia ser evitado e recursos perdidos que poderiam ser melhor redirecionado,
até mesmo para melhoria e benefício dos colaboradores que trabalham com você,
que ao contrário do que muitos pensam, usar recursos para qualificar ou
investir no colaborador não são despesas e sim investimentos.
Sendo assim por que fazer tudo sempre
igual? No próximo Post de mudando a cultura falaremos mais um pouco sobre este
tema.
Se quiser saber mais ou dar sugestão de
Post, entre em contato.
jlcconsultoria07@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário