Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Mudando a cultura – “Todo dia ela faz sempre tudo igual, me acorda ás 6:00 da manhã”.

Como diz a bela letra da música “Cotidiano” de seu Jorge, as vezes fazemos tudo sempre assim, não temos a disposição, a coragem, a vontade para mudar aquilo que sabemos que precisamos mudar, no empreendedorismo as vezes nos deparamos com situações assim, por acharmos que estamos estabilizados, já temos uma certa aceitação no mercado, não precisamos inovar, criar, fazer diferente.


Qual o resultado desta atitude? fazer tudo sempre igual - infelizmente muitos empreendimentos fecham suas portas no primeiro, segundo ou terceiro ano, por falta de planejamento adequado as suas realidades.


Temos um exemplo interessante de desperdício de recursos, as empresas de telefonia, quantos processos são abertos diariamente, quanto tempo, recursos, são gastos com estes processos, recursos que poderiam ser aplicados em melhorias no fornecimento da prestação de serviço.

Exemplo: uma operadora de telefonia colocou na conta de um cliente um serviço não solicitado, no valor de R$ 40,00, quando o cliente reclamou, a empresa de telefonia, deixou de cobrar o referido valor por dois meses, sendo que no terceiro mês voltou a cobrar o valor, o seu cliente então colocou na justiça a tal operadora, a conclusão foi: ela teve que pagar para o cliente o valor de R$500,00, agora veja um prejuízo que poderia ser evitado. Agora imagina milhares de consumidores, com causas neste montante e montante ainda maiores, o quanto não é gasto com honorários de advogados e outras despesas legais, que poderiam ter sido evitadas com simples ato de boa vontade, uma boa gestão dos recursos e um bom acompanhamento da gestão diária.

O que mais vemos nos jornais e revistas são notas como estas: Justiça notifica operadoras por corte de web móvel após fim de franquia, Operadora é condenada por induzir PF a deter consumidor.


Não só as operadoras de telefonia, mais muitos empreendimentos lotam os fóruns pelo Brasil e pelo mundo afora, pela má qualidade ou prestação do serviço, quanto dinheiro é desperdiçado que poderia ser aplicado em prol do empreendimento, todavia talvez você pense, mais o meu negócio é pequeno, a minha perda é pequena, ai perguntamos será mesmo? Mesmo que você não tenha problemas com a justiça com relação a indenizações, mais o quanto é desperdiçado em água? Em energia? Em material? Em tempo? São gastos que poderiam ser evitados e redirecionados para reposição de material, para propaganda ou para uma aplicação, enfim para onde olhamos vemos desperdício que poderia ser evitado e recursos perdidos que poderiam ser melhor redirecionado, até mesmo para melhoria e benefício dos colaboradores que trabalham com você, que ao contrário do que muitos pensam, usar recursos para qualificar ou investir no colaborador não são despesas e sim investimentos.

Sendo assim por que fazer tudo sempre igual? No próximo Post de mudando a cultura falaremos mais um pouco sobre este tema.

Se quiser saber mais ou dar sugestão de Post, entre em contato.


jlcconsultoria07@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário