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segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Inteligência Emocional pode ser uma ferramenta importante para líderes alcançarem seus objetivos dentro da empresa.

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O ambiente corporativo é movido por relacionamentos, sejam eles: entre colegas de trabalho; com a diretoria; com clientes; com fornecedores; stakeholders ou concorrentes. É parte do papel dos líderes relacionar-se de forma eficiente, para que consigam motivar seu time e extrair o máximo de produtividade de cada um.
Nesse sentido, a Inteligência Emocional pode ser uma ferramenta importante para líderes alcançarem seus objetivos dentro da empresa.
Para Mayer & Salovey (1997), a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
Nesse contexto, entendemos a Inteligência Emocional como uma das tantas capacidades que devem ser trabalhadas e acompanhadas nos profissionais. Para  Glenn LlopisOpportunity Expert, um dos pontos a serem trabalhados é a pessoalidade, entender as pessoas e a si mesmo é um ponto essencial para aumentar a produtividade da sua equipe. Confira cinco dicas do especialista sobre como liderar com inteligência pode ser benéfico a todos:

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Importe-se com as pessoas

Se importar com as pessoas é uma coisa simples de se fazer, mas nem sempre é expressada ou é verdadeira na sua entrega ou tom. Lideres precisam equilibrar a razão com a emoção. Isto significa: eles não podem ser sempre muito intensos sobre o que é demandado aos seus funcionários. Intensidade requer tempo ideal e foco para manter o ímpeto.
Líderes precisam demonstrar maturidade, e ser mais compassivos , a fim de equilibrar o que o trabalho exige, com o espírito humano juntamente com a paixão. Funcionários não querem sentir-se como um rebanho – querem ser reconhecidos pelo seu trabalho e esforço. Na maioria das vezes, os colaboradores não precisam de um chefe que os segure em suas mãos; eles só precisam ser lembrados sobre o que é esperado deles. Se isso for feito com tato adequado e uma boa descontração, as pessoas vão executar.
Faça um esforço extra para dizer obrigado e seja consistente sobre isso. Aproveite o tempo para orientar e/ou “patrocinar” colaboradores que mereçam oportunidades.
Mostre-se preocupado com as pessoas . Este gesto é mais poderoso do que você pode imaginar para permitir que você atinja suas metas e objetivos de liderança.

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Abrace as diferenças  

Vivemos em um mundo onde as diferenças estão mais aparentes do que nunca. Todos querem ser autênticos e apreciam aqueles que abraçam essas singularidades. Os líderes de hoje precisam ser mais sensitivos sobre como gerenciar e alavancar as diferenças das pessoas para montar grandes equipes e extrair talentos e habilidades únicas para determinadas situações. Seja esperto e procure um terreno em comum dentro das diferenças das pessoas.
Não veja as diferenças como um caldeirão, mas sim como um mosaico de oportunidades.
Nossas diferenças alimentam nossas perspectivas únicas e cultivam a inovação e as oportunidades. Aprenda a abraçar e alavancar essas disparidades quando as pessoas trazem suas ideias originais à mesa. Quanto mais inclusivo você for, maior a amplitude e profundidade de oportunidades ao seu redor.

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Ajude os colaboradores a ver valor no trabalho

Lideres não deveriam ser pegos tentando fazer com que seus funcionários sejam mais como eles, mas sim, motivando-os a compreender como trabalho é benéfico para suas vidas. Permita a seus colaboradores apreciar e vivenciar o lado humano  que o sucesso pode trazer para suas famílias e vidas fora do trabalho
Hoje, as pessoas precisam ter a sensação que suas ações causam impacto, e que elas podem deixar uma marca. Lidere seus colaboradores de forma a conseguir ter sucesso e ser significantes no trabalho.
Significância é a força que muda a vida das pessoas e as perspectivas do que mais importa para eles.

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Seja responsável como todo mundo

Só porque você está no comando não significa não poder ser tratado da mesma maneira. Isto significa: como líder, você deve manter-se igualmente responsável e impôr-se as mesmas regras de engajamento esperadas por você. Colaboradores apreciam líderes que compartilham seus privilégios. Eles querem que seus líderes possam ser uma parte mais integrada da equipe; mais disponível e menos misterioso.
Admita quando estiver errado e seja transparente na forma como você conduz os outros. Os funcionários querem saber se você pode ser confiável; revelando as áreas onde você pode melhorar o faz tornar mais real e verdadeiro. Líderes, historicamente, utilizavam-se da autoridade e permitiram que seus títulos influenciassem a conversa e as suas atitudes. Seja responsável, seja igual, e seja confiável. As pessoas seguem a quem apoiam, quem é acessível e relacionável; aqueles que vão arregaçar as mangas e lutar as batalhas com eles.
A responsabilidade define suas reais intenções. Quanto mais responsável você é, mais você pode ser confiável.

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Seja consciente das necessidades do seu time

Se os seus funcionários não estão trabalhando em, ou perto de, sua capacidade, então você não está fazendo seu trabalho. Seu radar de sensibilidade deve estar sempre ligado. Isto é, você é responsável pelo desempenho de seus funcionários. Todos têm a capacidade de melhorar e aumentar o seu desempenho e produtividade. No entanto, as melhorias são uma consequência de feedbacks contínuos, recomendações e sugestões.
Seja um líder melhor para tirar o máximo da produtividade de seus empregados. Seja mais consciente de suas necessidades. Só porque o desempenho do departamento ultrapassou o plano não significa que cada funcionário não pode continuar a crescer e amadurecer em seu trabalho.
A equipe é mais poderosa do que a soma de suas partes – mas cada parte deve ser continuamente remodelada e renovada para que a equipe possa sustentar seu poder.
http://www.culturacolaborativa.com/como-liderar-utilizando-a-inteligencia-emocional-e-aumentar-a-produtividade-da-sua-equipe/

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