Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Somos MEI – Precisamos de Fornecedores ou Parceiros?

O momento em que vivemos, a crise, corrupções, desafios são os assuntos mais discutidos. Questiona-se que nem sempre a palavra acordada é cumprida, temos que confiar desconfiando de tudo e de todos… Por outro lado, as “PARCERIAS” fazem toda a diferença nos dias de hoje. Devemos estar cercados de pessoas boas, bons profissionais e mais ainda, precisamos de bons “FORNECEDORES\PARCEIROS”.

Desde a criação da Gestão de Qualidade Total, já falavam sobre a importância de terem parceiros confiáveis e de qualidade, os fornecedores. A palavra “parceria” carrega um peso que vai além da relação de cliente x fornecedor, ela reforça o vincula de confiança, cumplicidade e fidelidade, é mais do que cumprir um contrato legal, é desejar o sucesso do outro sabendo que o seu será em consequência.

Transmite o entendimento de que “estamos juntos para o que der e vier”! Quem não gostaria de contar com um fornecedor assim?

Parceiros são aqueles em que você pode confiar no produto/serviço, garantindo que seja igual ou tão bom ao seu próprio serviço. Isto, porque quando chegar ao cliente final, pouco importa quem fez, quem entregou. O cliente quer é resultado e qualidade. E em hipótese alguma caberá uma justificativa de que alguma falha partiu do fornecedor, isto não é problema do cliente, e sim “seu”! Então confie em seu fornecedores e parceiros.

No processo de avaliação de bons fornecedores ou parceiros tem alguns itens a serem observados. Respondendo as questões abaixo, você já poderá avaliar se seus fornecedores estão sendo ou podem se tornar bons parceiros, pois é disso que o seu negócio precisa para garantir qualidade e satisfação do cliente.

Alguns itens importantes para avaliar:
  • O produto/serviço é “sempre” de qualidade?
  • A entrega acontece no prazo, quantidade e local definido?
  • Como é o atendimento/comunicação com este fornecedor: é prática? é acessível? é simpática?
  • As negociações são justas? Isto é, ambos saem ganhando?
  • Ele tem condições de te atender caso tenha que triplicar sua demanda?
  • E quando alguma coisa não acontece conforme o combinado, por qualquer motivo ou parte, como é a tratativa e solução do problema? É desgastante?
negociacao-licoes
Parcerias são construídas ao logo do tempo, pode se perceber facilmente que um relacionamento de longo prazo é lucrativo para ambos. Pensar no lucro do cliente é pensar também no seu próprio lucro.

Parceiros de negócios compartilham das tomadas de decisões\riscos. Os relacionamentos comerciais com fornecedores podem ser formalizados para ter este tipo de dependência, más normalmente não o fazem. Os fornecedores geralmente trabalham para cumprir um acordo ao pé da letra. Já os parceiros estão dispostos a fazer o que for preciso para que a parceria dê certo.

Algumas definições de parceria.

– Parceria significa que vocês trabalham juntos para criar novas possibilidades no futuro. Geralmente, nos relacionamentos com fornecedores, olha-se muito para trás – para o que não foi e para o que poderia ser.

– Parceria significa que você tem uma relação social, bem como uma relação comercial. Em todos os acordos de parceria, há uma mistura de pessoal, bem como o compromisso comercial entre si.

– Parceria significa que você está disposto a deixar algumas coisas importantes não especificadas em prol da flexibilidade e devido à confiança que tem em seu parceiro. Esta pode ser a parte mais importante do ponto de vista de inovação em conjunto.
 http://www.admei.com.br/somos-mei-precisamos-de-fornecedores-ou-parceiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário