1.Faça uma lista de tudo que você quer vender
Coloque no papel tudo que te desperta algum interesse de venda. Isso mesmo, TUDO: hambúrgueres, tacos, comida asiática, pães e doces, sucos saudáveis, alternativas veganas para refeições tradicionais… Lembre-se que você pode criar um Food Truck que seja especializado em quase todo o tipo de cozinha que quiser. Agora, dê uma olhada em tudo o que escreveu e comece as suas reflexões. Quais são os itens que mais te chamam a atenção? Que tipo de cardápio, poderia ser criado a partir destas opções? Qual será a assinatura do seu Food Truck? Tenha em mente que você vai cozinhar as mesmas coisas várias vezes e os seus clientes irão esperar a mesma qualidade e consistência em cada uma. Certifique-se de escolher algo que não seja cansativo de preparar.
2. Conecte os pontos
Depois analisar os itens da sua lista, procure relações e possíveis emparelhamentos entre os vários conceitos de menu. Você pode não ter notado inicialmente, mas sucos verdes e hambúrgueres veganos podem ser uma ótima dupla! Este é o momento de levar em consideração algumas relações de alimentos inesperadas para criar um conceito único!
Para conseguir encaixar todos os itens com potencial em um cardápio que seja coeso, você pode trabalhar com páginas específicas que sejam temáticas ou tenham produtos com alimentos específicos. Embora algumas das idéias que apareceram na primeira etapa não pareçam relacionadas, veja se existe algo em comum entre elas. Quando terminar de ligar os pontos, você deve ter uma lista condensada de ideias de refeições incríveis que trabalham bem juntas.
3. Analise a concorrência
Você pensa que criou o conceito perfeito para o seu Food Truck, mas na hora de analisar o mercado, descobriu que a sua ideia incrível não era tão original assim… Pesquisar o que já existe disponível em termos de alimentação na área em que o seu negócio ficará é essencial para que você consiga se diferenciar, criando uma proposição única de venda. Comece a pensar nas coisas que só você poderá oferecer, e isso pode ser no cardápio, na forma como atende ou nos diferenciais do espaço. Apesar disto ser o ideal, não acreditamos que o seu Food Truck tem que ser totalmente original. Mesmo em uma indústria tão nova não é nada fácil chegar a um conceito que ninguém pensou antes. Assim, mesmo que não tenha algo totalmente novo, pense em como pode tornar as práticas já adotadas melhores e mais inovadoras sempre.
4. Considere a logística envolvida
Quando a sua lista de ideias começar a ficar mais enxuta, é hora de pensar sobre a logística que envolve cada uma das opções. Para determinar se ou não um conceito é viável, considere as seguintes perguntas:
– Você pode preparar este tipo de alimento facilmente em um caminhão?
– Que tipo de espaço de armazenamento seria preciso para os ingredientes e equipamentos necessários?
– Você vai precisar de espaço adicional para armazenamento refrigerado?
– Quanto tempo vai demorar para preparar os pratos?
– Quantos pratos de qualidade você pode preparar ao mesmo tempo?
– Qual será o custo médio para preparar a refeição e quantas refeições você terá que vender para recuperar seus custos de ingredientes?
Tenha em mente que menus mais simples são mais fáceis de planejar, executar e promover. Menos opções no cardápio significam menos ingredientes para comprar, menos receitas para preparar e menos chances para que algo dê errado. Além disso, quando você cria um cardápio que seja centrado em torno de alguns itens-chave, pode concentrar todo o seu tempo e energia em fazer esses pratos exclusivos com sabores magníficos!
http://www.institutofoodtruck.com.br/o-que-vou-vender-no-meu-food-truck/
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