1. Esteja sempre por dentro das tendências da moda.
Traga sempre para seus clientes as novidades do mercado em produtos, tratamentos e procedimentos. Toda mulher quer estar na moda e isso inclui não apenas o vestuário, mas também o visual. Por isso se atualize, não deixe que sua cliente busque com outros profissionais o corte ou coloração da moda. Leia revistas especializadas e use a internet para se informar do mundo da moda e beleza e o que será tendência para a próxima estação.
2. Se especialize em procedimentos diferenciados
Corte com visagismo, maquiagem definitiva, procedimentos estéticos, unhas em porcelana ou gel, colorações diferenciadas. Muitas pessoas buscam por esses procedimentos exclusivos que nem todos os salões oferecem. Invista em você e nos seus profissionais, aprenda novas técnicas e ofereça às suas clientes serviços exclusivos.
3. Tenha uma estratégia diferenciada para cada público.
Estude seu público e perceba como ele é composto. Divida-o por faixa etária, horários que frequentam o salão, gama de procedimentos que realizam, entre outros e desenvolva estratégias diferentes para cada público. Por exemplo, se uma parte do seu público é composta por mulheres na terceira idade crie uma agenda de descontos e procedimentos para atendê-las. Escolha um horário que seja acessível para a maioria desse público e crie um pacote com serviços que serão oferecidos com desconto. Inclua também um desconto nos serviços que não são costumeiros, mas que se encaixam nesse perfil (por exemplo, drenagem linfática, massagem relaxante). Essa estratégia serve também para atrair novas clientes e pode ser usada com qualquer perfil ou faixa etária: mulheres que trabalham na região, mulheres que moram na região e não trabalham, mulheres que moram na região e só frequentam no final de semana, adolescentes etc. Pense no que você pode oferecer para tornar a ida ao seu salão atrativa.
4. E os homens?
O público masculino consome cada vez mais procedimentos estéticos, por isso não ignore esse público. Crie um ambiente exclusivo para atendê-los e se não for possível pense em horários e profissionais exclusivos. Apesar de frequentarem salões muitas vezes eles podem ficar intimidados com o excesso de mulheres presentes no ambiente.
5. Se relacione com seus clientes
É muito importante ouvir o que seu cliente deseja, pois é a partir disso que você saberá o que deve mudar no seu salão. Abra um canal de comunicação para ouvir reclamações, críticas, elogios e sugestões. Pode ser uma fan page, um telefone exclusivo ou a velha caixinha de sugestões. O mais importante: dê um retorno para todos os comentários que receber, não importa se bons ou ruins
6. Faça seu cliente se sentir importante para você
Trate as cliente pelo nome e peça que seus funcionários façam o mesmo. Mantenha um cadastro com e-mail, telefone, nome e data de nascimento e informe seus clientes de tudo que estiver acontecendo no salão: eventos, promoções etc. Mande cartões de aniversários personalizados por e-mail e crie promoções exclusivas para aniversariantes. Crie um programa de fidelidade para recompensar os clientes que mais frequentam seu salão.
7. Promova eventos
Crie eventos diferenciados, por exemplo, dia da beleza, dia da manicure etc. Faça parceria com fornecedores e ofereça pacotes de beleza com um preço em conta para quem vier aquele dia. Entre em contato com consultores de beleza e saúde e promova palestras com temas envolventes para seus clientes.
8. Faça parcerias
Faça parcerias com o comércio da região, empresas, escolas, academias oferecendo algo em troca da divulgação. Faça parceria com outros profissionais da beleza e troque serviços e indicações.
9. Propaganda é a alma do negócio
Divulgue seu estabelecimento. Use os meios que estiverem ao seu alcance: jornal, revistas de bairro, outdoor, banners etc. Não se esqueça da internet. Lembra-se da fan page para se relacionar com clientes? Então com ela você também pode divulgar seu salão e aumentar seu público. Invista em marketing digital para divulgar seu salão, é mais rápido e barato que as mídias tradicionais.
10. Invista na sua equipe
Muitas vezes o cliente não é tão fiel ao salão quanto é ao profissional que o atende. Por isso é importante que você saiba valorizar isso e manter esses profissionais no seu estabelecimento. Invista em cursos de especialização, promova eventos exclusivos para eles e zele por um ambiente de convivência agradável!
11. Transforme seu salão num ambiente exclusivo
É interessante, sempre que possível, oferecer alguns confortos para suas clientes, por exemplo: estacionamento gratuito, ou com manobrista, oferecer algo para beber (água, chá ou café) durante a espera, oferecer uma massagem relaxante durante a lavagem dos cabelos ou após a pedicure etc.
Invista no design de seu salão e crie um ambiente aconchegante e funcional para seus funcionários e clientes. Coloque cores e texturas nas paredes, use elementos decorativos e invista em móveis de qualidade.
http://lojadocabeleireiro.com.br/fidelizar-clientes-no-salao-de-beleza/
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