Proximidade com o cliente
Mais do que distância ou preço, a confiança costuma ser a base dos relacionamentos entre clientes e salões de beleza. Nesse contexto, uma das consequências é a fidelização da clientela. Afinal, ninguém gosta de arriscar suas madeixas nas mãos de uma pessoa desconhecida ou que não tenha sido muito bem recomendada.
A fidelidade e a confiança resultam em um histórico saudável para ambas as partes: o profissional conhece como ninguém as características do cabelo da cliente. Por isso, é capaz de oferecer para ela os produtos mais adequados para que os resultados desejados pela cliente sejam alcançados.
Na outra ponta, a cliente confia na sugestão do profissional e se sente contemplada no seu objetivo de ter um atendimento exclusivo, pautado nas suas características e necessidades.
Mas e quando a fidelidade é abalada por uma mudança de endereço, por exemplo? Pode até ser viável ir ao salão a cada três meses para cortar o cabelo, mas como manter o tratamento em casa? Fazer o estoque para os três meses seguintes nem sempre é uma opção viável. O salão vai perder dois meses de vendas garantidas para aquela cliente? Não se o estabelecimento tiver tino comercial para entender a importância de ter um e-commerce integrado com o estabelecimento físico.
Sim, a cliente poderia adquirir o mesmo produto em um salão da concorrência próximo à nova residência dela. No entanto, lembre-se de que ela tem com você uma relação de confiança e fidelidade. Dificilmente a cliente vai comprar em outro lugar se você oferecer a opção de adquirir online e receber o produto em casa (ou em outro local que ela escolher).
Aliás, essa é uma comodidade que pode atrair, inclusive, as que estão por perto, mas não conseguem ir ao estabelecimento por qualquer que seja o motivo. Pode interessar também as que estão longe, inclusive em outras cidades.
A forma como a entrega deve ser feita precisa ser pensada pelos salões de beleza. Prazo, taxa de entrega, forma de envio, cobrar ou não cobrar são aspectos que devem ser cuidadosamente estudados e claramente informados para o consumidor.
Vale registrar que, embora tenham sido utilizados como exemplo, os produtos para cabelo não são os únicos que podem ser comercializados pelos salões de beleza. Também estão na lista produtos para pele, unhas e maquiagem, como cremes hidratantes, esmaltes, removedores de esmalte, batons, sombras e protetores solar.
Venda online de serviços
Embora em um primeiro momento seja difícil visualizar, lojas virtuais também podem vender cortes de cabelo, depilação, manicure, hidratação, limpeza de pele e muito mais.
É claro que esses serviços não podem ser entregues em uma caixa na casa da cliente, mas podem motivá-la a ir ao seu estabelecimento com maior frequência e, até mesmo, conhecer seus serviços.
É possível trabalhar estratégias como a venda de promoções e/ou pacotes exclusivos pela internet. Quem comprar um corte e uma hidratação, por exemplo, tem 30% de desconto na escova.
Se a proposta for boa, quem já é cliente vai ficar satisfeita e, muito provavelmente, quem é freguês em potencial vai buscar referências sobre o estabelecimento e se abrir para a possibilidade de experimentar os serviços ali oferecidos.
O fato é que muitos salões de beleza já acordaram para a necessidade de estar presente na internet, em especial para divulgar seus serviços e contatos. No entanto, ainda são poucos os que visualizam o comércio eletrônico como uma ferramenta estratégica que deve ser trabalhada de forma integrada ao estabelecimento físico.
Incluir uma loja virtual na lista das ações estratégicas pode fazer toda a diferença tanto na visibilidade quanto no faturamento do empreendimento.
http://www.sebraemercados.com.br/veja-como-aumentar-o-lucro-do-seu-salao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário