O período que vai da metade do século XIV à metade do século XIX é considerado a fase inaugural da moda, momento onde esta revela seus traços sociais e estéticos mais característicos, ou seja, a diferenciação social, a renovação das formas, o prazer em ornamentar-se, a necessidade de ver e ser visto, apreciação do belo e liberdade individual na escolha das cores e cortes. Trata-se do estágio aristocrático e artesanal da moda.
Porém, foi ao longo da segunda metade do século XIX que a moda, no sentido moderno do termo, instalou-se. A moda viveu até 1960 um período denominado de "moda de cem anos" - fase em que o sistema começa a se fragmentar e a se readaptar parcialmente e a época do surgimento de grandes costureiros como Mme. Coco Chanel , Charles Worth e Paul Poiret.
Há o surgimento de duas vertentes, a Alta Costura que se baseia na criação de luxo e sob medida, considerada o laboratório das novidades (lançadores de tendências) e a Confecção, que é a produção em massa a um custo mais baixo e menor qualidade (seguidores de tendência). A moda assim passa a produzir burocraticamente coleções sazonais com uma lógica serial industrial e desfiles de manequins com fins publicitários.
Mas, o que realmente interessa neste período é que a moda se torna objeto de desejo, onde o vestuário converte-se em concretizador de emoções, traços de personalidade e caráter. Não que desde o princípio a indumentária não tenha tido este mesmo efeito, mas no século XX, a moda moderna, além de suas novas características estético-burocrática, industrial, democrata e individualista, também se torna elemento chave na comunicação visual em massa. A moda passa a ser protagonista da indústria cultural.
Apesar dos atuais padrões de beleza já serem identificados como antinaturais, existe uma lacuna no mercado de roupas que de certa forma ignoram o público considerado acima do peso ou obeso, por estarem fora do padrão, incentivando o aparecimento de lojas especializadas em roupas de tamanhos grandes.
A maioria das Lojas de Roupa Grande trabalham com numerações que vão do número 46 ao 60 para mulheres, e 46 ao 70 para homens. Aborda-se nesta idéia de negócio o segmento de Loja de Roupas Grandes Feminina Jovem e Adulto.
O mercado de Loja de Roupas para Tamanhos Maiores é um mercado com grande potencial de expansão. Em estudo publicado em abril de 2012 revela que o excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
O Brasil é o 6º maior parque têxtil do mundo, sendo o terceiro maior produtor de malhas e o segundo maior na produção de jeans. Além disso, o País é autossuficiente na produção de algodão. Referência nos segmentos jeanswear, homewear e beachwear, o País produz anualmente 9,8 bilhões de peças de vestuário.
Apesar de todo esse volume de negócios e novidades, pode-se observar que o “mundo da moda” ainda não valoriza de forma substancial e direta o veio do tamanho grande, o que deixa um leque de oportunidades ao empreendedor.
O mercado de roupas de tamanho grande oferece possibilidade de ingresso de novos empreendedores, no entanto tais empreendedores devem ingressar com disposição e muito profissionalismo, pois normalmente este mercado não perdoa amadorismos. Este mercado tem espaço para empresários com visão comercial baseada em qualidade e atendimento diferenciado junto aos seus clientes e os demais tendem “caminhar” para o fracasso.
Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas comerciais, insumos consumidos no processo de prestação e execução de serviços, depreciação de maquinário e instalações.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, prestação e venda de serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
Os custos para abrir uma loja de roupas de tamanhos maiores podem ser estimados considerando os itens e valores referenciais abaixo:
1. Salários, comissões (caso a remuneração de serviço de colaboradores seja feita com base em desempenho; comissão sobre vendas) e encargos: R$ 2.800,00;
2. Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 850,00;
3. Aluguel, taxa de condomínio, segurança: R$ 1.500,00;
4. Água, luz, telefone e acesso a internet: R$ 400,00;
5. Manutenção de software: R$ 100,00;
6. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários: R$ 300,00;
7. Recursos para manutenções corretivas e preventivas das instalações: R$ 600,00;
8. Valores para quitar possíveis financiamentos de produtos, somente considerar esse valor caso exista financiamentos na empresa: R$ 900,00;
9. Propaganda e publicidade da empresa: R$ 800,00;
10. Aquisição de maquinários, além de outros produtos para funcionamento da loja de roupas de tamanhos maiores: R$ 2.000,00.
Observação: os custos indicados acima consideram o conjunto de todo o texto desse material, o que poderá ser maior ou menor, dependendo da estruturação e concepção que seja dado ao empreendimento.
O empreendedor deve primar pelo controle da manutenção das vendas e o nível de estoque, de forma criteriosa, mantendo, em níveis pré-estabelecidos no Plano de Negócio, as despesas e os custos, buscando alternativas para minimizar esses dois elementos, mas sem comprometer a qualidade final de seu produto.
Obs.: Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.
Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.
Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.
As mercadorias oferecidas por uma Loja de roupas de tamanhos maiores são basicamente as mesmas oferecidas por uma loja de roupa comum, a diferença está nos tamanhos oferecidos. A maioria trabalha com tamanhos que vão do número 46 a 60 ou 70, mas existem algumas que trabalham com tamanhos à partir do 40.
As principais matérias-primas para uma loja de roupas para tamanhos maiores são peças prontas, fabricadas por diversas empresas, segundo a expectativa e foco no público alvo do empreendedor.
A lista citada acima são apenas sugestões e podem ser agregados a uma grande quantidade de outros itens complementares, segundo a época, regionalidades, dentre outras possibilidades.
A lista citada acima são apenas sugestões e podem ser agregados a uma grande quantidade de outros itens complementares, segundo a época, regionalidades, dentre outras possibilidades.
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