O erro é o melhor jeito de aprender e crescer profissionalmente. Aprenda a aproveitar ao máximo esse tipo de experiência.
1. Nunca apresse o mercado
Logo cedo na história da sua companhia o concorrente de Mcchord lançou um produto que ele acreditava poder fazer melhor. A Datto fez então o que muitas startups novas e cheias de ambição fazem: rapidamente elaboraram a própria versão. E a palavra-chave aqui seria rapidamente. O produto era mal-acabado e cheio de defeitos, e ele desapontou clientes antigos da empresa, quase os tirando do mercado. A empresa se recuperou, reparou o produto com mais calma e lançou novamente o que se tornaria uma grande parte da empresa. A lição foi clara: sua reputação é tudo. Nunca lance um produto que não está pronto para ser lançado.
2. Seus clientes podem não ser quem você acha que eles são
Para sua empresa crescer e ter sucesso, ela precisa de uma base de clientes sólida. No começo essa pode ser uma tarefa difícil, mas você já deve ter alguma ideia de quem seria o seu público. Mcchord tinha. Ele acreditava que seu serviço de backup de dados e segurança seria útil para pequenas empresas, e voltou seu marketing para esse público. O trabalho era difícil, os anúncios não funcionavam. Até que um dia uma provedora de serviços especializados em TI ligou e abriu os olhos de Mcchord para uma nova possibilidade: vender sua tecnologia em grande quantidade para empresas que serviam várias outras empresas era um ótimo negócio. Para saber quem são seus clientes seja flexível, você talvez tenha que errar antes de acertar.
3. Não se esqueça da sua visão
Você começou a sua empresa por alguma razão - não se esqueça dela jamais. Para Mcchord essa razão foi a vontade de oferecer serviços de qualidade para pequenas empresas que precisam manter seus dados seguros e disponíveis. Serviços que as grandes empresas já têm disponíveis há anos. Mas a empresa já estava funcionando há quatro anos, e o seu objetivo estava longe de ser atingido. Uma grande companhia, impressionada com o trabalho da Datto na recuperação de empresas após o furacão Sandy, ofereceu US$ 100 milhões pela empresa. O advogado de Mcchord o aconselhou a vender. Afinal, mesmo se fosse um erro, ele poderia sofrer na praia da sua ilha particular. E ele admite que é difícil dizer não para um cheque de nove dígitos, mas foi o que ele fez. Mcchord não se arrepende, afinal o objetivo dele ainda não tinha sido cumprido.
4. Ouça os seus clientes
Pequenas startups podem ficar tentadas a produzir rápida e agilmente, e para isso algumas coisas têm que ser cortadas do processo. O feedback dos clientes costuma ser o primeiro a deixar de ser ouvido, mas isso não é tão esperto quanto pode parecer. Empresas como a Datto sofreram com a falta de feedback, quando tudo o que eles precisavam fazer era ouvir. Se você não ouve quem usa o seu produto, informações muito importantes são perdidas e você perde a chance de melhorá-lo. Por isso, a dica é manter os ouvidos abertos. Coloque uma seção de feedback no seu site, faça uma divisão para o consumidor, mantenha um número de telefone disponível.
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