Para construir inovação/criatividade/boas ideias, nenhum conceito é mais profundo do que o que chamam de “possível adjacente”. Diz assim: para construir o novo não temos liberdade infinita. Existe uma coleção de “boas ideias” que são possíveis na prática, outras podem ser imaginadas, mas jamais serão concretizados. A criatividade não dá saltos. O que é possível, é sempre adjacente àquilo que já existe.
Einstein tinha uma mente hiper-criativa, capaz dos maiores saltos, mas não teve a liberdade de dar os saltos que bem entendesse para criar inovação. Nenhum gênio tem essa liberdade. O que os gênios têm é habilidade para detectar possíveis adjacentes, e seguir na direção que eles indicam.
Só algumas genialidades são possíveis.
Existem muitos exemplos de propostas geniais, que não dão certo porque desrespeitam o limite que o possível adjacente impõe ( a primeira proposta de computação, foi de um certo Charles Babbage, o construtor de uma máquina analítica que jamais viu a luz do dia. Era o primeiro computador programável do mundo. Uma coisa absolutamente genial que nunca saiu do papel).
Não é possível surgir uma coisa nova, até que algo anterior tenha surgido. Essa coisa nova simplesmente não pode existir. É preciso haver uma coleção de peças sobressalentes que você vai usar para construir o novo, entende?
Todo método prático de inovação/problem solving/criatividade, tem que partir dos possíveis adjacentes de quem quer usá-lo. Rotas inovadoras são sempre baseadas na exploração de possíveis adjacentes.
É isso que INNOVATRIX faz, por exemplo. Sua ferramenta mais básica desvenda as rotas dospossíveis adjacentes para uma empresa inovar. Não adianta querer dar saltos, tem que ir por incrementos rumo ao possível adjacente. É por isso que o primeiro passo para que a inovação ocorra numa empresa, é ela construir um modelo honesto dela mesma; isso identificará os adjacentes que ela poderá buscar. Seus adjacentes possíveis.
Esta é a ideia que para mim é a mais simples, elegante, concisa e verdadeira. Se aplica a muitos campos – nos negócios, na vida. Explica muito e abre infinitas portas, mas abre essas porta uma a uma. Enquanto você não abre uma porta, não pode pensar na seguinte, porque, simplesmente a seguinte não existe.
http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/ideiaseinovacao/uma-ideia-brilhante-ouo-conceito-criativo-que-explica-tudo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário