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quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O perfil do inovador

Quando se fala em inovação, alguns se retraem e vêm logo com o argumento: Eu não sou uma pessoa criativa, ter ideias não é comigo....

Calma!  Para fazer da inovação um valor símbolo da empresa e fazê-la brilhar na história pessoal de cada um de nós, o jeito é somar as diferenças. 

Nascemos inovadores. Esqueça aquela figura do gênio criativo. Inovação é aquela ideia nova, que consegue ser implementada e produz resultados. Precisa de todo mundo. Todos os talentos e todas as competências.

Pode ser que comece assim:  alguém chega com uma ideia nova para colaborar com o sucesso da empresa. Neste caso a primeira coisa que temos que fazer é pegar a ideia, deixá-la de lado e pensar no problema que ela pode resolver.

Perguntas simples como: o problema existe? É frequente? É mal resolvido? aqui que entram os diferentes perfis. A ideação é a arte dos criativos, pessoas que sabem identificar oportunidades e estão sempre motivadas para as mudanças. Mas as ideias precisam ser viabilizadas e transformadas em propostas e depois em projetos inovadores.

Segunda fase. Hora de expor a proposta ao julgamento e análise dos refinadores, gente observadora, critica e conhecedora do assunto. Eles não são bons geradores de ideias, mas têm um faro poderoso. São os conceituadores ou especialistas que selecionam e endossam a inovação para seguir adiante.

Momento dos testes. Precisamos dos desenvolvedores ou experimentadores, eles são bons no encarar desafios e “chegar no outro lado”. Os talentos aqui são a paciência e a tolerância aos erros. Sem eles não se chega ao protótipo ideal, o formato final da inovação.

E, finalmente, chega a hora e a vez dos executores! Donos da capacidade de transformar o projeto em “produto” de alta escala, estabelecendo conexões corretas de recursos e investimentos para implementar o projeto, levar a inovação ao mercado e trazer “dinheiro novo” para a organização.

Identificou-se? Claro que sim! Mas, se ainda precisar de ajuda faça o teste da Innoscience e descubra o seu potencial inovador

E os nossos líderes, serão eles realmente inovadores? Garimpamos um teste para este grupo.  Está aqui.  A inovação não existe sem lideranças comprometidas. 

Prólogo:
Steve Jobs, o mito da inovação dizia: “Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles eram quatro caras que conseguiam controlar as tendências negativas um do outro. Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas por uma pessoa. São feitas por uma equipe de pessoas".

Fonte: Correios.com


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