Quando
se fala em inovação, alguns se retraem e vêm logo com o argumento: Eu não sou
uma pessoa criativa, ter ideias não é comigo....
Calma!
Para fazer da inovação um valor símbolo da empresa e fazê-la brilhar na
história pessoal de cada um de nós, o jeito é somar as diferenças.
Nascemos
inovadores. Esqueça aquela figura do gênio criativo. Inovação é aquela ideia
nova, que consegue ser implementada e produz resultados. Precisa de todo mundo.
Todos os talentos e todas as competências.
Pode
ser que comece assim: alguém chega com uma ideia nova para colaborar com
o sucesso da empresa. Neste caso a primeira coisa que temos que fazer é pegar a
ideia, deixá-la de lado e pensar no problema que ela pode resolver.
Perguntas simples como: o problema existe? É
frequente? É mal resolvido?
aqui que entram os diferentes perfis. A ideação é a arte dos criativos,
pessoas que sabem identificar oportunidades e estão sempre motivadas para as
mudanças. Mas as ideias precisam ser viabilizadas e transformadas em propostas
e depois em projetos inovadores.
Segunda
fase. Hora de expor a proposta ao julgamento e análise dos refinadores,
gente observadora, critica e conhecedora do assunto. Eles não são bons
geradores de ideias, mas têm um faro poderoso. São os conceituadores ou
especialistas que selecionam e endossam a inovação para seguir
adiante.
Momento
dos testes. Precisamos dos desenvolvedores ou experimentadores, eles são
bons no encarar desafios e “chegar no outro lado”. Os talentos aqui
são a paciência e a tolerância aos erros. Sem eles não se chega ao protótipo
ideal, o formato final da inovação.
E,
finalmente, chega a hora e a vez dos executores! Donos da capacidade de
transformar o projeto em “produto” de alta escala, estabelecendo conexões
corretas de recursos e investimentos para implementar o projeto, levar a
inovação ao mercado e trazer “dinheiro novo” para a organização.
Identificou-se?
Claro que sim! Mas, se ainda precisar de ajuda faça o teste da Innoscience e
descubra o seu potencial inovador.
E
os nossos líderes, serão eles realmente inovadores? Garimpamos um teste para
este grupo. Está aqui. A inovação não existe
sem lideranças comprometidas.
Prólogo:
Steve
Jobs, o mito da inovação dizia: “Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles
eram quatro caras que conseguiam controlar as tendências negativas um do outro.
Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É
como eu vejo os negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas
por uma pessoa. São feitas por uma equipe de pessoas".
Fonte: Correios.com
Fonte: Correios.com
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