Padronização:
Os franqueadores precisam investir e cobrar insistentemente a padronização de suas franquias. Com o padrão não existe flexibilidade. As melhores marcas do mundo até adaptam alguns produtos ou serviços de acordo com a região, mas, ainda assim, mantêm um padrão impecável. Franquia é padrão,um modelo de negócio que deu certo, seus processos foram padronizados e disseminados. Se a sua franquia não é rígida com padrões, não pode ser considerada uma franquia.
Consultoria e Treinamento:
Não podemos esquecer que mesmo uma franquia rígida em padrões é operada por pessoas. E pessoas erram. Nesse caso, o franqueador deve ter um sistema de consultoria e treinamentos frequentes. As pessoas precisam ser relembradas constantemente sobre as regras e missão da empresa. É preciso investigar o que está sendo feito, orientar, treinar e cobrar.
Canal direto com o consumidor:
Pode apostar,mesmo com todas essas ações acontecendo, problemas ocorrerão. É fundamental que a marca tenha canais de comunicação eficientes como consumidor. Redes sociais, SAC, enfim, como e para quem o cliente pode reclamar? Isso precisa estar claro e o atendimento deve ser imediato. As pessoas perdoam um problema, mas jamais perdoam o descaso. E um problema bem solucionado pode ser uma grande oportunidade de fidelizar um cliente.
Revista Gestão & Negócios Edição Número 78
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