Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Os 5 maiores desafios da carreira de um empreendedor

empreendedor, home office, trabalho, escritorio, casa (Foto: ThinkStock)

1. Saber de tudo
Tanto na faculdade como no trabalho, a maioria das pessoas encontra uma área de especialização. Um publicitário, por exemplo, nem sempre precisa dominar habilidades financeiras. 

No entanto, empreendedores devem saber gerenciar todos os aspectos de uma empresa, do financeiro ao marketing, passando ainda por gestão de pessoas. "É importante ter uma visão mais generalista e holística dos processos do negócio. Isso pode ser difícil para quem trabalhou por muito tempo em uma área só e se especializou", diz Ratz.
2. Gerir bem o tempo
Empreendedores trabalham bem mais que oito horas por dia. E, no começo da empresa, principalmente, quando há poucos funcionários e o dono tem de centralizar tudo, o expediente fica ainda maior. Para dar conta de tudo e ainda ter tempo de se dedicar à família, é essencial ser produtivo. "Para mim, especialmente, abandonar a vida social não faz com que eu me sinta bem-sucedido", afirma o empreendedor.

3. Lidar com pessoas
Outro grande desafio é encarar uma rotina cheia de afazeres e lidar bem com todas as pessoas envolvidas na empresa, como funcionários, clientes e fornecedores. Deve-se ter calma para não insatisfazer nenhum desses stakeholders. Afinal, todos eles são importantes para o sucesso do empreendimento.

4. Reagir bem a imprevistos
Por mais estruturado que seja seu planejamento, imprevistos vão acontecer. Sem inteligência emocional, suas decisões podem ser ruins e o negócio pode se prejudicar. "Quando algo ruim acontece, eu tento tomar as decisões da forma mais calma possível", diz Ratz. Faça como ele: antes de qualquer coisa, respire fundo.

5. Manter-se motivado
Para o empreendedor da Kawthar, manter-se motivado é o maior desafio de um empreendedor. O raciocínio é simples: por pior que estejam as coisas, alguém motivado não vai "perder a vontade" de fazer o que é preciso para reverter a situação. E vai encarar tudo da maneira mais otimista possível.

http://revistapegn.globo.com/Primeiro-Ano/noticia-5-maiores-desafios-da-carreira-de-um-empreendedor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário