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terça-feira, 27 de outubro de 2015

lições de carreira que são uma furada para empreendedores

1. “Foque apenas na sua área de atuação”

Uma grande empresa costuma ser dividida em departamentos, logo, se você quiser se destacar, é preciso ser o melhor de uma área. Isso até pode funcionar dentro do mundo das corporações, mas não para um empreendedor: ao menos no começo do negócio, ele será responsável por um pouquinho de tudo. “A primeira coisa que caracteriza um trabalho empreendedor é ser multitarefas. Esse dono de negócio precisa ser versátil: não adianta ser muito bom em finanças e não saber gerir pessoas, por exemplo”, afirma Patricia. “Quanto mais ele ver sua empresa como um sistema, melhor ela irá se tornar. Até porque, assim, ele sabe delegar e contratar melhor as pessoas, já que sabe o que esperar delas”.

2. “Faça networking com quem é interessante para seu crescimento”

Segundo Patricia, muitos empreendedores acabam apaixonando-se perdidamente por sua ideia de negócio, o que faz com que fiquem muito dentro do seu setor. Isso é ruim porque pode prejudicar a criatividade, já que não há visões de fora da empresa. A palavra de ordem, portanto, é ter um networking diversificado, formado por pessoas de várias áreas do conhecimento.
Diferente de uma vida de funcionário, a estratégia não é cultivar relacionamentos com pessoas que podem oferecer oportunidades de crescimento no seu ramo. “Fazer networking só na sua área é um conselho comum: advogados falam com advogados e médicos falam com médicos. Isso traz um empobrecimento do repertório muito grande. Então, não siga o caminho óbvio, de só se integrar com empreendedores”, recomenda a especialista.

3. “Foque no conhecimento técnico necessário para sua profissão”

Há uma grande ansiedade em obter conhecimentos ligados ao negócio, afirma Patricia. Por exemplo, administradores saberem Excel e designers usarem todos os recursos do Photoshop. Mas, para ser um bom dono de negócio, focar apenas no essencial da sua profissão não é suficiente. “Para empreender de forma inovadora, você precisa observar e questionar o que está sendo visto. Aprenda o que está fora do negócio, em tese, mas que está ligado a ele. Aprenda sobre comportamento, sobre variáveis do mercado e sobre política, por exemplo”.

4. “Está tudo razoável? Então deixe como está”

Mesmo que o trabalho seja satisfatório e sua renda esteja boa, quem se preocupa com algo além do emprego atual não deve se acomodar. Pense: você é um custo ou um investimento? Um bom profissional sempre é a segunda opção. É preciso ter uma capacitação constante, estabelecendo metas e objetivos a serem cumpridos. “A concorrência está cada vez maior; quando você planeja seu próprio futuro, também garante a sustentabilidade da sua empresa. Quanto mais ela crescer, mais será exigido em termos de gestão. Reconheça suas lacunas. Caso contrário, você será tragado pelas pessoas que querem fazer acontecer”, afirma Fernanda. Por isso, achar que em time que está ganhando não se mexe é um erro para quem quer ser empreendedor.

5. “Adapte-se à cultura ao seu redor”

Quando você é funcionário, muitas vezes é preciso adaptar-se à cultura da empresa e, dentro dela, ter uma boa performance. Se essa cultura não for interessante, você pode procurar outras empresas e analisar qual se encaixa melhor em seus ideais. Porém, isso não é possível quando você passa a ser empreendedor, diz Augusto. “Você tem que criar uma cultura, e não apenas se adaptar. Não adianta seguir uma cultura empresarial à qual você estava acostumado. Ou, pior ainda, não adianta negligenciar a criação dessa cultura no seu negócio”. Agora, a responsabilidade pelo modo de trabalho de todos está nas suas mãos.
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/licoes-de-carreira-que-sao-uma-furada-para-empreendedores

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