Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pisar no acelerador ou no freio?

A palavra crise está tão banalizada que parece que não fazer mais diferença. Afinal, a crise é econômica, financeira, ética, política, internacional, nacional, regional, estadual, municipal, local, comercial, operacional, gerencial, de valores, de comportamento, da família, pessoal, social, vocacional, profissional, ……….,  …………, ……… (fique à vontade para adicionar tantas outras que quiser; se faltar espaço, utilize o verso da folha rsrsrs)

Além da universalidade, a crise deixou de ser apenas um momento, uma fase passageira. Ela veio de mala e cuia e parece que não vai mais embora.

Se uma pessoa querida nos disser: estou em crise… vamos logo tentar descobrir qual é o problema e como podemos ajudá-la. Em nossas mentes está gravado que crise é sinônimo de problema. Mas algumas pessoas estão começando a reverter o conceito.

Uma notícia do Sebrae indica que, apesar da conjuntura desfavorável, o número de microempreendedores individuais no país vem crescendo de forma acelerada.

O Diretor de Operações do Magazine Luíza recentemente afirmou que o ambiente adverso e de recessão econômica é ideal para empresas que apostam em inovação.

O dicionário Houaiss traz diversas definições, mas uma das mais interessantes é: crise é uma fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa.

Ou seja: pessoas e empresas estão descobrindo que crise não é apenas um momento de problemas, mas também uma fase de mudanças em que oportunidades surgem. Com essa nova percepção, entendemos que a crise será constante, pois as mudanças estão acontecendo a toda hora.
Diante desta realidade, podemos escolher entre três atitudes. Buscando inspiração na MPB, temos:

Paulinho da Viola: “Faça como um velho marinheiro, Que durante o nevoeiro, Leva o barco devagar”.

Skank: “Vou deixar a vida me levar, Pra onde ela quiser”.

Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, Não espera acontecer”.


E aí? Qual das três músicas você prefere?
Inovar - Edição 012
Revista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário