Prospectar
dentre outras coisas envolve tornar o nome da empresa conhecido, e é
uma etapa importante do planejamento de vendas.
Dicas:
1
– ofereça o seu produto ou serviço para quem realmente precisa
Uma
prospecção desalinhada não é interessante, ela não rende
negócios e não abre portas, devemos ter certeza que o produto é de
interesse do cliente, estudar o mercado é fundamental.
2
- Não misture tarefas
Imagine
a seguinte cena: você vai fazer uma visita a uma empresa afim de
conhecer sua estrutura seus negócios, e chegando lá você resolve
fazer uma venda, devemos lembrar que o cliente não está esperando
por isso e provavelmente não será muito receptivo para a venda.
O
objetivo da prospecção é: construir um primeiro
relacionamento entre você e o futuro cliente. Há quem diga
que prestar um bom atendimento ao cliente que vai ao seu
empreendimento, “mesmo que ele não compre nada”, não é
prospectar, mas pense bem, se esse cliente for bem atendido, mesmo
sem comprar, e perceber um diferencial na postura, no humor, no
interesse do vendedor, certamente as boas qualidades não vão passar
sem ser percebidas, e o “futuro cliente” que não comprou hoje,
amanhã vai se lembrar de como foi atendido e vai retornar.
O
vendedor não deve nunca demostrar pressa ao tentar vender, lembre-se
a primeira impressão conta muito.
3
– Não ter vergonha
Não
tenha vergonha de errar, mais tenha coragem para aceitar as críticas
e corrigir os erros.
Não
tenha vergonha de pedir indicação ao seu cliente.
4
- Conheça o cliente
Informação é poder. Então,
conhecer o cliente significa mais do que ter planejamento. Você
mostra a ele que a empresa dele é importante e que sua companhia
gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial. Pesquise sobre a
empresa, sua atuação, sua composição, seus produtos, suas
necessidades. Leia sobre o mercado em que a empresa atua, saiba como
a economia para o setor está caminhando. Isso tudo é importante no
momento do primeiro contato.
5 – Faça uma preparação
Não existe nada pior de
improvisar ao falar com o cliente, por isso uma apresentação
elaborada de antemão pode resultar em benefícios. Uma dica
importante, “o saber ouvir” é fundamental, pois é ouvindo que
vamos saber o que realmente o cliente almeja.
Fonte : Endeavor.org.br
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