Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Empreender e trabalhar requer planejamento.

Na hora de investir no próprio negócio, muitas vezes o empresário enfrenta o dilema de abandonar ou não um emprego fixo



Uma alternativa é contar com uma equipe de confiança para estar à frente da operação´no início. "Ele pode trabalhar dentro de uma empresa e ter sócios, ou pessoas que toquem a administração. Assim, quando o negócio decolar, ele vai", aponta Ylana. 

Estabelecer metas 
A decisão de trabalhar como funcionário e empreender ao mesmo tempo deve ser pensada já na elaboração do plano de negócios. "É um risco calculado. Ele deve inserir no planejamento estratégias para suportar essa duplicidade de jornada", orienta Ylana. 

Para a professora, essa nem sempre é uma tarefa fácil de administrar. "Muitas vezes, ele assume posições que vão exigir tempo e dedicação. E nem sempre é possível realizar bem duas coisas ao mesmo tempo", pondera. Para auxiliar nesse processo, o empresário deve estabelecer metas relativas ao retorno financeiro que espera obter com o próprio negócio até se sentir seguro para deixar o emprego fixo. 

Conflito de interesses e ética 
Antes de optar por manter as duas jornadas, o empreendedor deve avaliar se existe conflito de interesse entre seu trabalho e o negócio que pretende iniciar. "Como vou começar a empreender se o que eu faço dentro da empresa é o que eu quero vender?", questiona Ylana. 

Esse tipo de conflito ocorre principalmente quando o produto oferecido é o capital intelectual. "Você vende o seu know-how . E, assim, deve estar presente tanto para vender, como para entregar. Então, não dá para o empreendedor estar nos dois empregos ao mesmo tempo", declara. 
www.terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário