Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Como montar uma sorveteria

Uma delícia chamada sorvete

O conceito é muito simples e os ingredientes também. Incluído na categoria genérica de gelados comestíveis o sorvete tem como básicos o leite, açúcar, frutas ou essências, conforme o tipo, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes. O resultado disso é uma delícia que agrada a todos os paladares.
Com esses ingredientes se faz uma mistura, que passa pelo processo de pasteurização, homogeneização e congelamento. Na etapa do congelamento a mistura sofre uma rápida perda de calor e ao mesmo tempo passa pelo processo de aeração, que confere ao sorvete uma textura macia e leve.
Se você se assustou com esse processo todo e está quase desistindo de abrir uma sorveteria, acalme-se, pois uma boa máquina de fazer sorvetes dá cabo de todo o processo.

O mercado para quem deseja montar uma sorveteria


Para quem deseja abrir uma sorveteria, uma boa notícia. O mercado brasileiro ainda é muito grande e oferece diversas opções para novos empreendedores.
O Brasil está entre os países com menor consumo por pessoa. Isso indica que temos um grande potencial de aumento, permitindo a entrada de novos empresários no setor, com grandes chances de sucesso.
Os motivos para esse baixo consumo pode ser creditado a crença generalizada de que o sorvete é um artigo de luxo ou apenas uma sobremesa fria, boa para os dias de calor. Muita gente evita tomar sorvete no inverno, pois acreditam que provoca doenças como resfriados e gripes. Pura lenda.
Um dos grandes desafios para quem quer montar uma sorveteria é vencer o problema da sazonalidade, que provoca picos de vendas no verão, quando a produção chega a triplicar, e acentuada queda no inverno, derrubando as vendas.

Questões legais na montagem de uma sorveteria

Se você deseja montar uma sorveteria e também fabricar sorvetes, saiba que para fabricar sorvetes, devem ser adotadas boas práticas de fabricação, de acordo com a determinação da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  garantindo a qualidade dos produtos.
Além dessas, é importante estar atento à qualidade dos ingredientes, e também, aos equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

Localização da sorveteria

Uma das principais dicas para que quer saber como montar uma sorveteria de sucesso é ter muito cuidado na escolha do ponto comercial. Uma sorveteria é o tipo de negócio que depende muito do tráfego de pessoas diante da loja, portanto esse é um item fundamental na escolha do ponto.
Se você for instalar sua sorveteria na praça de alimentação de um shopping, em um ponto com boa visibilidade e circulação, este problema está resolvido. Fora isso, é interessante buscar um ponto perto de pontos de ônibus, escolas, teatros e outros pontos de grande circulação de transeuntes.

Equipamento para se montar uma sorveteria

O equipamento necessário para montar uma sorveteria vai depender muito do modelo de negócio que você for adotar. Se partir para o modelo de revenda de um determinado fabricante, o equipamento básico será o da loja, como:
  • Freezers para exposição dos sorvetes
  • Mesa de coberturas frias como chocolates, castanhas e etc…
  • Mesa de coberturas quentes como calda de chocolate e caramelo
  • Balança no caso de venda a quilo
  • Expositor e refrigerador de bebidas
  • Freezer para armazenagem do estoque
  • Balcão de atendimento
  • Mesas e cadeiras
  • Caixa registradora
Se você optar pelo modelo de fabricação própria, deverá incluir também o maquinários para a fabricação dos sorvetes e outros itens necessários para esse modelo.

A opção das franquias de sorveterias

Outro caminho para quem deseja saber como montar uma sorveteria e já deseja começar o negócio com um bom know how é a aquisição de uma franquia nesse segmento. Existem diversas opções de franquias de sorveterias no mercado e dependendo do capital disponível, essa pode ser uma boa opção.
http://www.empreendedoresweb.com.br/como-montar-uma-sorveteria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário