Primeiro, é precisa entender que um vendedor de loja deve estar SEMPRE pronto para atender um cliente. Portanto deve estar muito bem arrumado, higienizado e com hálito fresco, para passar uma impressão muito positiva ao cliente.
Segundo ponto em destaque é que os vendedores NUNCA devem posicionar-se na frente da loja, uns próximos dos outros e estáticos, olhando o movimento da rua ou do shopping. Essa atitude pode inibir qualquer cliente, que se sente uma verdadeira “presa” pronta para ser abatida por leões.
DICA 1: A postura física do vendedor na loja é extremamente importante. NUNCA fique encostado em paredes, prateleiras e balcões. Isso transmite uma ideia de que você não está com vontade de trabalhar para seus clientes.
DICA 2: Esteja SEMPRE à disposição do cliente, para atendê-lo e acompanhá-lo até o momento dele(a) sair da loja. Mas cuidado para não exagerar e acabar incomodando o consumidor, principalmente ao empurrar inúmeras peças de roupas quando ele(a) esta no provador.
DICA 3: Se outro colega da equipe está vendendo melhor que você, procure observar detalhadamente de que modo ele esta trabalhando. Aí está a chance de melhorar seu desempenho em vendas, pois você pode aprender muito. Além disso, peça auxílio ao seu supervisor ou gerente, pois eles tem mais experiência e vão ajudá-lo(a) ou ainda triná-lo(a).
DICA 4: Tenha sempre em mente: “não posso apenas vender. Tenho que conquistar esse cliente para que ele volte e indique-me para seus amigos”. O Super Vendedor não é aquele que vende, mas é aquele que torna seu cliente um vendedor!
DICA 5: Boa vontade é essencial. Se não tiver o produto que seu cliente busca na sua loja, tente localizá-lo em outra loja ou filial. Se não tiver em estoque, anote o pedido e retorne quando chegar o produto.
DICA 6: Fechou a venda e conduziu seu cliente ao caixa? Anote as informações dele! Anote seu nome, email, aniversário, telefone e celular! Se você vende roupa, anote a numeração que ele usa. Não pense que é obrigação da loja, pois quem vende é VOCÊ!
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