Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A SUA EMPRESA ATENDE BEM?

Atender qualquer um atende, agora prestar um bom e significativo atendimento, poucos fazem, tanto é que no Brasil o atendimento ao cliente é responsável por 50% das reclamações, isso se torna público com o advento da internet.

Atender bem é a nossa obrigação, pois o cliente é a razão de nossa existência, para minimizar o problema veja três dicas que podem nos ajudar.

Empatia

Uma palavra pequena mais de grande significado, “se colocar no lugar de” você já fez ou faz isso em sua empresa? Seus funcionários fazem isso? Se colocar no lugar de exige você atentar para os detalhes, sentir o que o cliente sente, perceber sua empresa, seus funcionários com o olhar do cliente.

Cordialidade

Ser cordial não é só dizer bom dia, boa noite, ou colocar um sorriso no rosto, mesmo que a demanda seja difícil de atender, não se aprese em dizer um sonoro NÃO POSSO, NÃO TENHO, NÃO DÁ.

Use a tática dos negociadores em um sequestro – dizer não de forma taxativa está descartado, pois pode significar uma indisposição para atender a demanda.

Não se trata de iludir o cliente com falsas promessas, principalmente se sabemos que não teremos condições de cumprir, todavia mudar a forma de dizer pode trazer benefícios.

Que tal dizer “vou verificar a possibilidade de atender a sua demanda, que está fora do procedimento adotado por nós”.

A frase acima demostra boa vontade em pelo menos analisar, verificar a possibilidade.

Ou diga “vou consultar a gerência, para verificar a possibilidade de abrirmos uma exceção, por isso peço um prazo para responder.”

Ou até mesmo no caso de uma procura de um produto ou serviço específico podemos dizer “eu não tenho o produto, mas vou indicar um “colega” que possui o que o senhor deseja” esta atitude de indicar um concorrente ou um amigo de parceria indica a boa vontade de atender, e não tenha medo, pois o cliente vai se lembrar deste fato.

Criatividade

Seja criativo sem ser irresponsável, a criatividade é uma característica muito importante, lembre-se o cliente é a razão de sua existência.

Conhecimento

Saber o que estamos falando é fundamental, por isso saber das qualidades e limitações dos nossos produtos é fundamental.

Quando o cliente compra um produto ele não compra exatamente um produto, e sim a solução para um problema, mesmo que essa problema seja “satisfazer seu ego.”

adaptado de http://www.quantumassessment.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário