Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O papel da liderança feminina

O papel da liderança feminina

Em entrevista exclusiva, a fundadora do portal Rede Mulher Empreendedora nos dá um panorama sobre o poder feminino no mercado de trabalho.
Não podemos negar o crescimento da liderança feminina em muitas empresas. Ainda que em menor quantidade do que os homens, não é raro encontrar mulheres assumindo cargos no alto escalão das companhias ou abrindo o próprio negócio. Para entender mais sobre a liderança feminina, batemos um papo com Ana Fontes, empreendedora e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, parceira do Pensando Grande. O resultado você confere agora nesta entrevista.
1 – Sabemos que grande parte do universo corporativo é composto por homens, porém, notamos o crescimento do número de mulheres em grandes cargos corporativos ou abrindo o próprio negócio. A qual fator você atribui este crescimento?
Sim, tivemos um grande crescimento, porém, ainda não representativo na sociedade, uma vez que as mulheres são 52% da população e ocupam somente 14% dos cargos de liderança. Este crescimento se deve principalmente ao movimento de valorização da capacidade de gestão da mulher e ao seu poder de decisão no mercado: elas representam 70% das decisões de compra de uma família. Deve-se também à percepção das organizações sobre a importância da diversidade para os negócios e ao movimento das próprias mulheres, de almejarem posições de liderança e de lutarem para a extinção de preconceitos como, por exemplo, a maternidade.
2 – Como você avalia a participação das mulheres nos processos decisórios, na liderança, abertura do próprio negócio ou em funções estratégicas nas empresas?
Ainda está em crescimento. Acredito em políticas afirmativas para ajudar a resolver esta questão, pois o universo das grandes corporações ainda não está totalmente preparado sobre uma questão essencial para as mulheres, que é a flexibilidade. Elas não querem trabalhar menos, elas querem ter a opção de horários e modelos de
trabalho que priorizem a capacidade e o conhecimento, e não somente o estar presente. Algumas empresas já perceberam este movimento – e o quanto é importante ter mulheres em cargos de liderança – e oferecem opções que contemplem essas necessidades. Como este número de empresas ainda é pequeno, muitas mulheres buscam a opção no empreendedorismo e abrem seus próprios negócios para continuarem suas trajetórias profissionais e, ao mesmo tempo, conseguirem a sonhada flexibilidade. É importantíssimo ter mulheres participando dos processos decisórios das empresas, liderando e, principalmente, opinando sobre questões que elas têm todo o domínio. A liderança feminina não é somente uma questão de gênero, mas também uma questão de negócios e sobrevivência para as empresas.
3 – Existem particularidades no que diz respeito à liderança feminina? Quais você destacaria e por qual razão?
A mulher tem uma liderança mais intuitiva, mais humana e com uma visão mais global dos problemas, com foco em relações pessoais e no bem-estar da equipe. Elas priorizam e buscam manter um clima mais favorável de trabalho, concentram-se nas relações para atingir os objetivos e mantêm a equipe mais próxima.
4 – Quais benefícios a liderança feminina traz para as empresas?
São inúmeros os benefícios, mas destaco o foco no desenvolvimento das equipes e no modelo de trabalho que não é duramente hierarquizado, mas prioriza a colaboração e participação dos funcionários. A maioria das empresas lideradas por mulheres são mais lucrativas segundo diversas pesquisas e isto se deve principalmente ao modelo de gestão das equipes, além da forma diferenciada de enxergar os valores e objetivos das empresas.
5 – Quais são os fatores mais incômodos para as mulheres que possuem cargos de liderança?
Conciliação de todas as responsabilidades é um dos principais fatores que afligem as mulheres uma vez que, além de líderes, elas são mães, esposas e assumem diversos outros papéis. Empresas muito focadas em presença (horário) e que não apresentam flexibilidade de jornada (não me refiro à redução da jornada) tornam mais difíceis a administração e liderança dessas mulheres.
6 – Qual recado você deixaria para cada mulher que deseja alcançar um cargo de liderança dentro de uma empresa ou abrir o próprio negócio?
Não deixe estereótipos definirem seu futuro nem tirarem seus sonhos: acredite primeiro no seu potencial, seja para abrir um negócio ou buscar um cargo de liderança.
Faça parte de redes, grupos de apoio, troque informações com outras mulheres; muitas vezes o sentir-se só pode desmotivá-la a continuar, mas não desista.
Aceite ajuda, já que é impossível fazer tudo sozinha. Construa um modelo de apoio para conseguir dar conta das suas responsabilidades, família, amigos e escola dos filhos, por exemplo. Se você tem um companheiro, divida as tarefas com ele, estabeleça de forma clara quem deve assumir cada obrigação e deixe que cada um faça do seu jeito.
Livre-se da culpa: mulheres sentem culpa por não dar conta de tudo. Você não precisa dar conta de tudo. Seja uma mulher possível. Não uma super mulher.
https://www.pensandogrande.com.br/o-papel-da-lideranca-feminina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário