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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Saber matemática ajuda franquia; 5 dicas de Chilli Beans, Spoleto e outras.

Veja abaixo as cinco características mais importantes apontadas por eles para ser um franqueado de sucesso:

1. Gostar de lidar com pessoas
iStockphoto

Manter bom relacionamento com funcionários para diminuir a rotatividade, ser um líder inspirador para engajar a equipe e atender bem o cliente para que ele volte: saber lidar com pessoas é, frequentemente, o maior desafio de franqueados e o que pode determinar o seu sucesso, segundo os franqueadores.
"O setor de serviços especialmente depende muito da fidelização, por isso, ter bom humor no atendimento, receber bem o cliente, conta muito para o sucesso do negócio", diz Juarez Leão, da 5àSec.

2. Ser bom em matemática


Leão diz as franqueadores oferecem treinamento de gestão para os franqueados, mas sai na frente quem já tem noções sobre o assunto. Há casos, porém, em que os candidatos chegam sem conhecimentos básicos de gestão, como saber fazer cálculos matemáticos de porcentagem, o que acaba incluído no treinamento, segundo ele. 
"Conhecer as despesas, controlar os gastos, acompanhar as receitas e outros indicadores são os pontos mais importantes em uma franquia. Senão, é como dar um carro de fórmula 1 para quem não sabe dirigir. Os franqueados costumam ter dificuldades no treinamento de gestão porque ele exige conhecimentos que, às vezes, eles não têm, como saber fazer contas com porcentagem", diz.

3. Dedicar-se ao negócio e querer crescer


Caito Maia, da Chilli Beans, diz que a dedicação do franqueado, com sua presença constante na loja, é o principal fator de sucesso da franquia e o que ele procura na hora de selecionar novos franqueados. "Os que mais se destacam dentro da rede são os que se comprometem com o crescimento do negócio. O franqueado tem que ter o desejo de trabalhar na operação, de crescer e adquirir novos pontos", afirma.
Maia diz que, apesar dos quase 700 pontos de venda da Chilli Beans, a rede possui apenas 170 franqueados. Para Leão, da 5àSec, franqueados com mais de uma unidade devem virar uma tendência no setor, pois isso reduz custos de treinamento para a franqueadora e facilita o relacionamento entre a rede.

4. Ser empreendedor, mas nem tanto

As franquias se caracterizam por reproduzirem um padrão, por isso, é importante que o franqueado esteja disposto a seguir regras, afirmam Leão e Manuela Dias, do Grupo Trigo.
"Quem é altamente empreendedor quer fazer tudo do seu jeito e tem dificuldades em seguir regras. Por outro lado, se não tiver uma veia empreendedora, o franqueado não vai ser ativo no negócio, o que é fundamental para ter sucesso", declara Leão.

5. Ter afinidade com a área e preocupação com a qualidade




Para ser franqueado de alimentação, por exemplo, não é necessário saber cozinhar, mas é importante gostar do produto para oferecê-lo e convencer o cliente, segundo a gerente de franquias do Grupo Trigo. O mesmo vale para todo tipo de negócio, de acordo com os franqueadores.
Pontos sensíveis no ramo de alimentação, segundo Dias, são a qualidade e a segurança alimentar. "O franqueado tem que considerar, de forma verdadeira, que a qualidade é fundamental para o seu negócio existir", afirma.
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/saber-matematica-ajuda-franquia-5-dicas-de-chilli-beans-spoleto-e-outras.htm

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