Sua área comercial precisa fazer muito mais com menos, correto? A crise bateu à porta de quase todas as empresas brasileiras, e a sua é uma delas? Muito bem, embora saibamos que muitos dos males presentes em nosso dia a dia poderiam ter sido evitados com uma política econômica mais responsável, temos que deixar de lado os culpados e reinventar a forma como fazemos negócio.
Como tudo na vida, até a crise tem um lado positivo! Nós, seres humanos, temos uma força interior muito grande que luta diária (e inconscientemente) para estabelecer o "status quo". O que significa status quo? Significa manter tudo do jeito que está. Sim o ser humano é resistente às mudanças e por uma razão bem simples: mudar significa tomar riscos, sair da zona de conforto, fazer coisas de forma diferente e muitas vezes se sujeitar a errar mais do que de costume.
O ponto em questão é que a crise nos impõe a necessidade de mudar, deixando de ser uma opção e passando a ser uma questão de sobrevivência. O status quo não é mais possível, temos que nos mover adiante, evoluir, e fazer mais e melhor para nos mantermos no jogo.
Para aproveitar esta atmosfera de mudanças e desafios, sugerimos algumas dicas para você refletir com sua equipe comercial e reinventar seu processo de vendas para subir alguns degraus.
- Lei da sobrevivência – Não são os mais fortes que sobrevivem, são os que melhor se adaptam ao meio. Entenda o mercado e realinhe seu alvo! Sua empresa pode ter perdido força em algum segmento, mas se pesquisar por outros segmentos certamente encontrará janelas de oportunidades;
- Como fazer – Captar, prospectar, qualificar, negociar, vender e fidelizar. Coloque uma lupa em cada etapa do seu processo de vendas, discuta com sua equipe, realize reuniões de "brainstorms" para explorar ideias e sugestões de melhoria. Lembre-se de que o melhor não é aquele que sabe mais, mas sim aquele que é percebido como o que sabe mais (melhore sua comunicação!);
- Sistematize – Automatize, controle e faça com que todos na área de vendas enxerguem o quão próximo ou distante de suas metas estão.
- Gestão e Disciplina – Um capitão faz uso do leme para conduzir seu navio até o destino planejado. Faça o mesmo pela sua empresa, realize reuniões semanais e explore indicadores de desempenho em cada etapa do processo. Se sua empresa converte 1 negócio a cada 10 cotações geradas, descubra as razões pelas quais negócios são perdidos. Se seus vendedores perdem muito tempo com clientes que não geram receita, reveja o processo de qualificação. Alguns de nossos clientes elevaram suas vendas focando energia nos principais motivos de perda de negócios na área comercial (nossa solução de CRM permite ao vendedor apontar a razão pela qual o negócio foi perdido e a partir daí monitorar os fatores que mais impactam as vendas). http://www.singlepoint.com.br/blog/-reinventando-as-vendas-em-tempos-de-crise
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