Detalhamento das Atividades da Etapa Estratégica do Planejamento de Vendas
- Definição do Público-alvoQuais são as características comuns que definem os prospects propensos a comprar?Quais são os perfis dos decisores?Quais são as características comuns dos que não são prospects (clientes que não devemos perseguir)?
- Ciclo de Compras e Ciclo de VendasQuais são os elementos-chave do ciclo de compras (quais são as ações que um prospect deve tomar a fim de executar uma comprar)?Como devemos conduzir os prospects durante o ciclo de compras?Quais são os elementos-chave do ciclo de vendas (quais são as ações que um profissional de vendas deve tomar para executar uma venda)?Qual a quantidade de cada uma dessas ações são necessárias para se atingir as metas de vendas?
- Estratégia do MercadoComo vamos alcançar o nosso público-alvo?Como vamos engajar os nossos prospects na negociação?Quais são as razões (catalisadores) para que um prospect tenha interesse/motivação em comprar?
- Barreiras a Serem SuperadasQuais são as barreiras para o sucesso (a concorrência de outras empresas, ou fatores internos do prospect: decidir não fazer nada, desenvolver solução interna, falta de tempo, etc)?Quais são as objeções comuns?Como vamos remover objeções no processo de marketing e vendas?
- Posicionamento CompetitivoQual é a definição de concorrência (empresas concorrentes)?Prioridades da competição?Prazos?Outros?
- Metas de Vendas e MargensQuais as metas quantitativas e qualitativas para produtos e serviços devem ser atingidas?Receita Bruta: Qual o faturamento total e por produtos e serviços devem ser atingidos?Receita Líquida: Quais as margens de lucratividade devem ser respeitadas? ROI?Existe qualquer outra possibilidade de receita possível?
Observações sobre a Etapa Estratégica do Planejamento de Vendas
a) Defina o valor do seu produto ou serviço. Identifique os diferenciais e benefícios que o seu produto ou serviço oferece para o seu público alvo. Descubra o valor para múltiplas ofertas. Se a sua empresa oferece uma vasta gama de produtos e serviços, defina o valor específico para cada um deles. Também leve em consideração os planos da sua empresa para a diversificação da sua linha de produtos e para a expansão dos serviços.
b) Analise o seu posicionamento de mercado. Determine o exato nicho para o seu produto ou serviço. Defina o perfil, localização e características do seu público alvo. Ele pode ser uma ferramenta inovadora para resolver um problema comum de um mercado, ou pode ser similar a outros produtos, mas com preço mais acessível.
c) Examine a sua estrutura de preços. Escrever um Planejamento de Vendas pode ser uma boa oportunidade para estabelecer uma estratégia de preços. Pesquise produtos e serviços similares na sua indústria de atuação e defina os preços baseados neste estudo. Os preços devem permitir que a sua empresa se mantenha competitiva e gerando lucros. Se possível, inclua cenários alternativos onde seja considerada a oscilação de custos em decorrência do volume de vendas alcançado.
d) Esboce as suas metas de resultado para o curto e longo prazo. Seja o mais realista possível com o seu forecast. Use o seu histórico como guia, considerando possíveis mudanças no seu mercado que possam reduzir suas receitas, ou criar novas oportunidades no futuro.
e) Identifique novos mercados geográficos para os seus produtos e serviços. Estude a possibilidade de abrir novos escritórios regionais, lojas ou a implementação de uma estruturas de revendedores ou parceiros. O seu Planejamento de Vendas deve mostrar onde toda a sua atividade de vendas irá ocorrer e os custos associados com cada localização.
Etapa Operacional na Elaboração do Planejamento de Vendas
Seu time de vendas está preparado para pôr em prática o planejado? É necessário contratar mais gente? O trabalho demanda um treinamento especial? Deve-se mexer na política de comissões?
Esses questionamentos exemplificam em linhas gerais o caminho a ser percorrido nesta etapa. Agora chegou a hora de detalhar cada uma das atividades que deverão ser executadas para o sucesso do plano.
Detalhamento das Atividades da Etapa Operacional do Planejamento de Vendas
- Proposição de Valor e Apresentação de VendasComo é que vamos apresentar a nossa proposta de valor?O que é único?O que é atraente? Por que um prospect deveria comprar agora?Como conseguir o ROI projetado? Redução de despesas, aumento de receita, ou ambos?Quais são os argumentos e dados que podem endossar nossas ofertas perante os clientes/prospects?Precisamos de capacitação (treinamento) para vender?
- Alinhamento entre Vendas e MarketingQual é a mensagem de marketing?Quais são as principais formas de contato que iremos utilizar (e-mail, redes sociais, mensagens de correio de voz, scripts de atendimento automático, a experiência do visitante no site, principais argumentos por telefone, correspondência escrita, links patrocinados, etc)?Como os leads serão encontrados e medidos?Como e quando os leads são encaminhados do marketing para vendas?Quais métricas compartilhadas podem ser estabelecidas para garantir o alinhamento entre vendas e marketing?Quais iniciativas devem ser realizadas: Relações Públicas? Desenvolvimento de Negócios? Marketing? Publicidade?
- Estabelecimento de Metas e Distribuição de CotasQual é a receita de vendas (meta) da equipe de vendas?Quais são as metas individuais?Qual é a nova receita projetada para novos clientes?Qual é a nova receita projetada para clientes existente?Que outros objetivos devem ser estabelecidos? (Exemplos: participação de mercado, oportunidades para desalojar concorrentes, contas estratégicas, etc)
- Gestão de Pipeline e PrevisãoO que vai ser rastreado no sistema de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente)?Como vamos distribuir a Carteira de Clientes da Empresa (como lançar os clientes/vendedores)?Quais relatórios de gestão são necessários? Como eles vão ser usados para cobrar responsabilidades?Como podemos usar o CRM para ajudar os esforços de vendas diários?Como são definidas as etapas (fases) da venda e quais são os percentuais de previsão relacionados?
- Automação de Vendas e Apoio TecnológicoAdquirir,substituir ou atualizar o CRM?Que soluções de produtividade de vendas que precisaremos além do CRM?Como eles vão se integrar com o nosso sistema de CRM?Qual é a nossa estratégia móvel?Como a automação pode ser usada para melhorar a produtividade por representante?Como a automação pode encaixar a estratégia da área de marketing com vendas?Como podemos melhorar a gestão, distribuição de acesso à informação e recursos críticos para o processo de vendas?
- Recrutamento de TalentosQual é a mensagem de marketing para atrair os melhores candidatos?Qual é a estratégia para atrair candidato?Como será a entrevista dos candidatos e o plano de seleção?
- Perfil do Profissional de VendasQuais são os cargos, habilidades de vendas, características comportamentais e qualificações/histórico?Como podemos tornar a cultura corporativa receptiva a este novo perfil de vendas?Quais são as principais responsabilidades? Quais são todas as responsabilidades?Quais serão as qualificações dos candidatos?Definir são os primeiros objetivos para os candidatos efetivados (90 dias)?Especificidades: quais são os territórios de vendas, tipos de relatório de vendas, os requisitos para despesas de viagens ou locomoção, e o processo para reembolso de despesas?
- Política de RemuneraçãoQual é a política de remuneração fixa?Qual é o salário base e seus benefícios?Qual é a política de remuneração variável?Quais são os incentivos? Recompensas não-financeiras?Qual é a política de reembolso de despesas?
- TreinamentoQual é o plano de formação para as novas contratações? Objetivos-chave de aprendizagem?Como saberemos que os participantes aprenderam o que lhes foi ensinado? Quais são os nossos pontos de verificação de conhecimento?Qual o treinamento contínuo que precisamos fornecer?
- Reuniões da EquipeQual é a agenda e frequência das reuniões da equipe de vendas?Qual é a agenda e frequência para Gerentes de Vendas/Vendedores (reuniões individuais com membros da equipe)?
http://www.planejamentodevendas.com.br/como-elaborar-o-planejamento-de-vendas/
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