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segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Empreendedorismo - Inovação - Barbearia com bar faz sucesso no mercado masculino de beleza

Muitos empreendedores acham que em anos de economia instável o mais prudente é ser cauteloso com o mercado. Não é o que pensa o jovem empresário Yann Rainer, que há seis meses abriu em Aracaju o Barbeiro Salão e Bar. A ideia começou a tomar forma depois que Yann morou um ano fora do Brasil. “Voltei querendo abrir meu negócio”. Foi nesse momento que o jovem empresário colocou em prática um conselho do seu pai.
SAIBA MAIS
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“Meu pai fez o seminário Empretec no interior da Bahia e sempre motivou. Achei o momento certo, participar da capacitação foi o primeiro investimento que fiz almejando abrir o negócio”, explica. E Yann não se arrependeu, achou o seminário ministrado pelos consultores do Sebrae muito bom, uma experiência que abriu sua mente para vários ângulos que ainda não tinha percebido.
“Foi ai que percebi porque meu pai tanto falava do Empretec, foi com o manual do Plano de Negócio utilizado durante a capacitação que aproveitei para montar a barbearia” destaca o jovem empresário.
Inovação
Mas Yann queria abrir algo novo, diferente, que não houvesse ainda em Aracaju. “Vi que havia uma falha em Aracaju no mercado masculino de estética. Fui o primeiro a abrir esse tipo de negócio na cidade”, diz o empresário. A principal inovação de O Barbeiro é a conotação de bar, são dois ambientes bem diferenciados, a barbearia e o bar, com diferentes tipos de cervejas gourmet e outras bebidas mais elaboradas, além de uma mesa de sinuca.

“Investimos num ambiente inovador, sempre priorizando oferecer serviços cada vez melhores, com equipamentos modernos, métodos atuais e atendimento com qualidade”, destaca Yann. A empresa gera oito empregos diretos e já está há seis meses no mercado sergipano, conquistando cada dia mais clientes.
Serviços
Quem frequenta aprova o estilo da barbearia e os serviços prestados. São pessoas como o empresário Rubens Junior, que destaca o ambiente e o atendimento como pontos fortes. “Todos que trabalham são bastante simpáticos, é um local que a gente tem para fazer amizades, além de cortar o cabelo e tomar uma cervejinha. O ambiente é o melhor possível, sempre recomendo para meus amigos”.

SAIBA
Já o cliente e empresário Douglas Freitas acha a proposta do espaço bem interessante. “É um local onde as pessoas se sente bem, como gosto de moto, o local me remete ao motociclismo. O custo benefício do salão é bem atrativo, bom atendimento, estrutura e a qualidade do serviço”.
O público é 95% masculino e 5% feminino, normalmente são mulheres que vão acompanhando os homens. O serviço da barbearia é 100% masculino, são cortes de cabelo, barbas, sobrancelhas. “Fizemos uma parceria com uma empresa vizinha que é um salão de beleza. Os homens que necessitam dos serviços de manicure, indicamos o salão e eles indicam nossos serviços de barbas e cabelos para os clientes masculinos”, explica Yann Rainer.
Crise
Como a empresa foi aberta no início da crise, o empresário foi mais cauteloso nos investimentos. “Queria disponibilizar para os clientes um espaço para massagem, mas ficou para um futuro próximo”. Quando questionado sobre como se deve agir na crise, o empresário destaca a importância de estar sempre revendo a gestão do negócio.

“Quando completei seis meses aproveitei para fazer um replanejamento da empresa”, explica Yann. Outro ponto que destaca é investir em capacitação e consultoria. “Os funcionários sempre participam de cursos promovidos pelo Sebrae, eles já tiveram acesso a treinamentos sobre atendimento e controle de gastos. A empresa também já está na fila do cadastro para o próximo ciclo do ALI”, finaliza Yann Rainer.
Para Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae, Yann Rainer é o típico exemplo do jovem empresário com visão. “Antes de abrir o negócio Yann se preparou, participou do Empretec para depois abrir a empresa. Sempre esta à procura de novos conhecimentos, inclusive capacitando os funcionários. Fica claro que quanto mais o empreendedor investe em capacitação e consultoria, maior a probabilidade de sucesso”, destaca.
Barbeiro Salão e Bar: enquanto espera para cortar o cabelo, cliente pode tomar um drink (Foto: Sebrae/Reprodução)

O Empretec trabalha as dez Características de Comportamento Empreendedor (CCEs) associadas ao desempenho de empreendedores bem sucedidos. Cada CCE representa a síntese de três comportamentos específicos que a compõem, totalizando 30 comportamentos empreendedores trabalhados divididos em três conjuntos, Realização, Planejamento e Poder.
Já o projeto Agente Local de Inovação é mais uma ação do Sebrae que tem como objetivo acompanhar os empreendedores de pequenas empresas na prática da gestão da inovação, de modo a torná-los inovadores. O projeto oferece dois anos de orientação e acompanhamento, sem custos para o empresário.

Fonte: PEGN 10-2015

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