1 – 5 Forças Competitivas: Uma empresa precisa ter definida sua estratégia de competição, ou seja, precisa analisar suas 5 forças competitivas.
2 – Modelagem de Negócios: Conheça os princípios básicos da metodologia para modelagem de negócios contidos no livro Business Model Generation.
3 – Matriz BCG: A Matriz BCG é um modelo para a análise do portfólio de produtos, baseado no conceito do ciclo de vida do produto.
4 – Curva ABC: A Curva ABC é uma poderosa ferramenta para a gestão de clientes. Monitore o volume de vendas e a lucratividade dos seus clientes estratégicos.
5 – Inteligência Competitiva: A Inteligência Competitiva pode ser decisiva para o Planejamento de Vendas em ambientes de negócios mutantes.
6 – Big Data: Aprenda porque o Big Data possibilita a analise de um volume inédito de dados.
7 – Análise SWOT: A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas para o diagnóstico estratégico.
8 – Ciclo de Vida do Produto: Conheça as 4 etapas do Ciclo de Vida do Produto.
9 – Ciclo de Adoção dos Produtos: O Ciclo de Adoção dos Produtos explica por que uma campanha tem resposta entusiasmada de alguns consumidores e frias de outros.
10 – Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas: Veja a diferença entre Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas.
11 – Custo de Aquisição do Cliente: Muitas empresas alegam ter dificuldade para identificar o Custo de Aquisição do Cliente. Aprenda como fazê-lo.
Etapas do Planejamento de Vendas
O Planejamento de Vendas é composto por duas etapas: Etapa do Planejamento Estratégico e Etapa do Planejamento Operacional. Antes de começarmos a trabalhar nelas, sugerimos que você avalie cuidadosamente quais são os elementos das duas etapas que atendem as características da sua empresa. Para esta avaliação, nós aconselhamos o agendamento de um encontro de trabalho, preferencialmente fora do ambiente da sua empresa, com todas as pessoas que estarão envolvidas na elaboração do seu Planejamento de Vendas. Devem participar a equipe de gestão de vendas, bem como os responsáveis pela área de marketing. Convide também profissionais de outras áreas para participar destas discussões, como o departamento de TI, recursos humanos e finanças.
Se você está começando do zero, estabeleça metas razoáveis. Um Planejamento de Vendas totalmente desenvolvido pode levar um tempo considerável para ser preparado e a melhor opção deve ser a de uma abordagem gradativa. O próprio ato de planejamento vai trazer à consciência os fatores críticos de sucesso em torno do qual você vai querer construir a sua estratégia.
Com a evolução desta estratégia, o processo de Planejamento de Vendas anual envolverá gradualmente o refinamento do plano já existente. Este refinamento será baseado no que deu certo no ano passado, o que não funcionou, e quais os novos desafios que precisarão ser abordados. Aqui reside um dos aspectos mais valiosos da realização de um Planejamento de Vendas regular: ele permite o refinamento da sua “máquina de vendas” ao longo do tempo.
Gostaríamos muito de ouvir dos leitores que elementos adicionais poderiam ser incluídos no nosso guia para a elaboração do Planejamento de Vendas. Por favor, deixem suas sugestões através do nosso formulário de contato, que pode ser acessado pelo nosso menu principal.
Etapa Estratégica na Elaboração do Planejamento de Vendas
Basicamente, o objetivo de qualquer plano de vendas é que a empresa venda mais. Para isso, é preciso que algumas definições sejam realizadas nesta etapa:
1. Definir o produto ou serviço: O quê vender? Para quem? Onde?
2. Definir os principais objetivos: Vender em novas praças? Conquistar grandes clientes? Vender um produto novo? Aumentar a receita por cliente? Cuidado para não fixar objetivos em excesso e irreais. Escolha no máximo dois, que sejam viáveis e estratégicos. Se estiver em dúvida, defina apenas um deles.
3. Definir o período: Ganhar X grandes clientes no Sul do país até o fim do ano.
4. Definir as forças e fraquezas: Analise então cada um dos aspectos fundamentais que impactam na venda do seu produto ou serviço. Quais são os pontos fortes e fracos em qualidade, preço, pós-venda, etc. Faça uma lista das ações que permitam aproveitar melhor os pontos fortes e diminuir os fracos. Sabendo aonde você quer chegar e com uma visão realista das forças e fraquezas da sua empresa, você poderá construir um Planejamento de Vendas efetivo: O nosso objetivo é atingir o local “X”, num tempo “Y”, fazendo “ISSO” para aproveitar os pontos fortes e “AQUILO” para minimizar os fracos.
Nunca esquecer que durante a execução do plano poderá ser necessário a realização de ajustes para o sucesso do plano de vendas estabelecido.
http://www.planejamentodevendas.com.br/como-elaborar-o-planejamento-de-vendas/
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