1º – Qual é o principal canal para entrada de novos clientes? Invista nele! Pode ser comercial na TV, rádio, seu site, Banners, E-mail Marketing ou Redes Sociais não importa. Muitas empresas quando entram em épocas de dificuldade a primeira coisa que fazem é cortar o investimento de publicidade, porém este deveria ser o último a ser cortado, afinal é por conta dele que você consegue mais clientes. Se seus principais orçamentos ou pedidos vem de seu site não deixe de sempre estar melhorando o layout e serviços nele, melhore imagens, veja se seu telefone e formas de contato estão bem visíveis e funcionando, instale um atendimento online, isso tem feito a diferença em muitas empresas.
2º – Reduzir custos fixos de forma a minimizar o ponto de equilíbrio, eliminar desperdícios, evitar e diminuir despesas ou adiá-las. Aja pro ativamente.
3º – Evite os bancos, seja para empréstimos ou descontos de duplicatas. Factoring, nem pensar
4º – Faça um programa agressivo de fidelização, ” aponta o economista. Se você possui uma carteira de clientes, visite-os, envie newsletter, ligue para eles, agende um almoço e exponha em algum momento da conversa todos os pontos fortes de seu serviço ou produto e porque ele deveria fechar novos negócios!
5º – O consultor diz que é hora de dar preferência aos produtos ou serviços menos complicados, em tempo de crise a rotatividade é importante, feche negócios de rápida conclusão onde se pode talvez melhorar o preço sem afetar seu caixa
6º – Pesquisar seus mercados. Muitas vezes você acredita que seu negócio está fraco, mas na verdade muitas empresas pararam no tempo e continuam fazendo as mesmas coisas de 10 anos traz ou até mesmo seus preços podem estar diferentes do mercado para mais ou para menos, qualquer uma das opções se forem extremas geram desconfiança, analise seus concorrentes e vejas os diferenciais deles e como estão trabalhando e tente superar.
7º – “Tenha um plano de mídia competente, isto é, aquele que atende o seu mercado e este o entenda. Avalie-o com rigor e capriche no lançamento dos produtos. Saia da mesmice”.
8º – Renegocie dívidas, Todinhas! Parcele no menor custo possível mesmo que gere muitas parcelas e que os juros fiquem um pouco mais alto mas tenha a certeza de que garantir um pagamento é melhor do que ficar devendo para bancos e empresas.
9º – Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre empreendedorismo que eu adoro, dizendo o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”. Em épocas de crise, as vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento da empresa para poder enfrentar o ambiente desfavorável
10º – Na hora de comprar, pense em algumas coisas como: Avaliar a necessidade da compra, busque descontos e combata a compra por impulso.
Com certeza é possível ter crescimento mesmo em épocas de revês financeiro, porém é necessário disciplina e mente aberta para mudar as coisas no tempo certo, ignore as esperanças sem fundamento de que tudo vai melhorar em algumas semanas ou até mesmo que nada vai melhorar no Brasil, fuja de comentários negativos a todo momento . Não sabemos o que vai acontecer amanha então busque soluções para o agora!
6º – Pesquisar seus mercados. Muitas vezes você acredita que seu negócio está fraco, mas na verdade muitas empresas pararam no tempo e continuam fazendo as mesmas coisas de 10 anos traz ou até mesmo seus preços podem estar diferentes do mercado para mais ou para menos, qualquer uma das opções se forem extremas geram desconfiança, analise seus concorrentes e vejas os diferenciais deles e como estão trabalhando e tente superar.
7º – “Tenha um plano de mídia competente, isto é, aquele que atende o seu mercado e este o entenda. Avalie-o com rigor e capriche no lançamento dos produtos. Saia da mesmice”.
8º – Renegocie dívidas, Todinhas! Parcele no menor custo possível mesmo que gere muitas parcelas e que os juros fiquem um pouco mais alto mas tenha a certeza de que garantir um pagamento é melhor do que ficar devendo para bancos e empresas.
9º – Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre empreendedorismo que eu adoro, dizendo o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”. Em épocas de crise, as vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento da empresa para poder enfrentar o ambiente desfavorável
10º – Na hora de comprar, pense em algumas coisas como: Avaliar a necessidade da compra, busque descontos e combata a compra por impulso.
Com certeza é possível ter crescimento mesmo em épocas de revês financeiro, porém é necessário disciplina e mente aberta para mudar as coisas no tempo certo, ignore as esperanças sem fundamento de que tudo vai melhorar em algumas semanas ou até mesmo que nada vai melhorar no Brasil, fuja de comentários negativos a todo momento . Não sabemos o que vai acontecer amanha então busque soluções para o agora!
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