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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

POR QUE VOCÊ PERDE CLIENTES

Praticamente todos os colegas palestrante que conheço abortam em suas palestras e treinamentos dicas de como atrair, manter clientes e aumentar a vendas.

Mas tenho percebido muito a necessidade e a carência no mercado em outro assunto tão importante quanto trazer novos clientes. Como não perder clientes. Preocupamo-nos em conquistar, atrair, causar uma boa impressão, aprender técnicas de vendas, negociação e fechamento, mas, muitas vezes não conseguimos ao menos mantê-los nossos clientes.

Mas quais são as atitudes que nos fazem perder clientes? Quais são as atitudes comuns do meu dia-a-dia que estão "tirando dinheiro do meu bolso" no final do mês com as vendas que eu deixo de fechar?

A maior falha que nós vendedores cometemos é no atendimento. Uma pesquisa realizada pela Poddium Consultoria de Vendas concluiu que, 68% dos clientes não compram ou não voltam a comprar em um estabelecimento por um único motivo: atendimento.  Pois afinal o mesmo produto/serviço que eu vendo, meu concorrente vende nas mesmas condições de pagamento ou até mesmo com preço abaixo do meu. O que vai fazer o cliente comprar de minha empresa ou do concorrente é em primeiro lugar o atendimento.

Vamos analisar algumas falhas cometidas por vendedores:

Julgar pela aparência: Converse com todo cliente como se ele fosse a pessoa mais importante do mundo.
Você pode não saber com quem está falando.

Não cuidar da aparência pessoal: Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa impressão.

Dar desculpas ou colocar a culpa em outra pessoa para não resolver o problema: o vendedor acima de tudo é um solucionador de problemas. Ainda mais quando o cliente comprou nosso produto/serviço e não está 100% satisfeito ou com duvidas.

Não demonstrar interesse em responder as perguntas dos clientes: Nosso cliente , assim como você e eu, não nasceu sabendo tudo. Na era da informação muitos já pesquisaram e se informaram sobre seu produto/serviço enquanto outros têm algumas perguntas a fazer. Cabe ao vendedor responder a todas de bom grado e presteza.

Discutir com colegas de trabalho na frente de clientes: Algo que não deveria nem ser citado em um artigo de atendimento, mas, ainda se vê muito em vários lugares.

Deixar problemas pessoais interferirem no trabalho: Assim como seu trabalho não deve atrapalhar sua vida pessoal o inverso é verdadeiro. Seus clientes não têm culpa de seus problemas pessoias, financeiros, conjugais, etc.

Mentir para um cliente: Nunca, em  hipótese alguma, minta para fechar a venda. Se sua venda depender de uma mentira, é melhor perder a venda, porque uma venda perdida você recupera, mas a credibilidade não.

Mentalidade negativa: Você pode ter um ótimo produto e um preço baixo, mas se estiver desmotivado terá grandes dificuldades de vender.

Não colaborar com as pessoas e com a empresa: Ninguém vence sozinho, e se um dia vencer, essa vitória será vazia, pois se estará sozinho.
http://www.jeremiasoberherr.com.br/site/content/artigos/?id=1

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