Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O que Uber e Airbnb podem ensinar a uma PME


1. Saiba aproveitar os benefícios das tecnologias 
Informatize a sua companhia e crie a sua própria Tecnologia da Informação (TI), a fim de tornar a empresa estável e ágil no mercado. 'Isso servirá para manter um funcionamento eficaz dos sistemas internos, assim como interagir com o mercado concorrente a partir de análise de dados, planejamento financeiro e de marketing, entre outras atividades'. Além disso, estude incansavelmente o seu público consumidor por meio de ferramentas tecnológicas poderosas como o Big Data.

uber-airbnb-podem-ensinar-pme-noticias
2. Valorize a cultura organizacional
Estabeleça uma cultura possível e confiável, na qual os valores, as metas e premiações alcancem toda a equipe. 'É importante haver clareza quanto às práticas de governança e aos critérios eliminatórios nas escolhas dos colaboradores. Mostre o tipo de comportamento que a sua companhia espera dos colaboradores e quais são seus direitos e deveres.'

3. Individualize as pessoas
Utilize uma política de recursos humanos menos generalista e que privilegie os times com melhores performances. 'Ofereça as mesmas vantagens a todos, inclusive à diretoria, independentemente da posição hierárquica na empresa'. Quintella sugere que a organização invista na satisfação dos colaboradores, mas seja exigente na hora de cobrar os resultados.

4. Invista na capacitação do colaborador
Segundo o especialista, é interessante ter um comitê de colaboradores para atuar na avaliação de cada membro da equipe e para participar das tomadas de decisão relacionadas a aumentos salariais, planos de benefícios, promoções e bônus. 'Crie, por exemplo, um banco interno de ideias sobre fidelização de clientes, melhorias de processos, reduções de custos, ações de marketing. Premie as melhores ideias, promova eventos esportivos e sociais para seus funcionários e invista em treinamentos e cursos técnicos.'

5. Ouça o público-alvo
Crie um canal para conhecer os anseios de seus clientes consumidores, de forma que sua PME possa entender o mercado consumidor: 'não há como manter um produto ou serviço de forma estática, pois o concorrente está se movimentando e lançando novos produtos. Utilize a TI para criar um canal com o cliente.'
https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/o-que-uber-e-airbnb-podem-ensinar-a-uma-pme.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário