Segue algumas dicas.
- Contabilize os gastos com energia, água e comida consumidos no restaurante;
- Crie um relatório sobre o que pode ser feito para economizar em cada setor;
- Estabeleça as mudanças;
- Contabilize os resultados em 4 meses e faça um comparativo dos gastos;
Mudança de hábitos
No Brasil, a maioria dos bares e restaurantes ainda trabalham de forma tradicional, investem pouco na modernização dos equipamentos e, mantém hábitos culturais herdados dos antigos comerciantes, aqueles que iniciaram nesse tipo de negócio. Mas os tempos mudaram, a tecnologia de ponta está acessível aos brasileiros desde décadas passadas e, devemos contar com ela para superar os desafios e nos mantermos competitivos no mercado.
- Fritadeiras elétricas: Para reduzir o desperdício com o óleo, já que muitos alimentos e petiscos dos cardápios de bares e restaurantes podem ser fritos, opte por uma fritadeira elétrica. Ela reduz o desperdício em até 60%, favorecendo que a troca do óleo seja feita de 1o a 15 dias, evitando a saturação e queima do óleo, promovendo a fritura de diversos tipos de alimentos no mesmo óleo e, não emite fumaça.
- Batatas congeladas: Os alimentos congelados separados por porções, como as batatas fritas, evitam o desperdício daquelas que foram descascadas e não consumidas.
- Cardápio inteligente: O cardápio inteligente é quele que combina três tipos de carne para três tipos de guarnição, e , acompanhamentos em comum. Evite oferecer mais de três tipos de alimentos como prato principal, pois certamente haverá desperdício de alimento, ao invés de variar demais o cardápio do dia, crie alternativas de acordo com o dia da semana.
- Oferta do serviço: Ao oferecer os alimentos para os clientes, em dias com menos movimento, opte por vasilhas menores, assim, elas parecerão mais cheias sem que você precise fazer uma porção maior de comida.
Por que reduzir o desperdício na empresa
Além dos benefícios financeiros obtidos com a redução do desperdício de alimentos, a empresa também poderá se manter mais competitiva entre seus concorrentes e aumentar a sua produtividade. Entre as empresas com as quais o SEBRAE trabalhou, cada uma delas economizou 9 mil reais por mês, dinheiro que serviu para melhorar os estabelecimentos, quitar dívidas e inovar na produção.
Como evitar o desperdício em outras áreas da empresa
Assim que os resultados com relação a redução de desperdício de alimentos puderem ser mensurados e apresentarem bons resultados, outras áreas da empresa também poderão ser trabalhadas neste sentido. Para economizar energia na empresa compre equipamentos mais modernos, mantenha a manutenção dos freezers em dia, utilize a luz natural do ambiente durante o dia e, pesquise sempre novas maneiras de economia. A água pode ser economizada com a utilização de jateadores para lavar louça e também jateadores de água para lavar o salão. Os jateadores utilizam mais força e menos água.
http://franquiaempresa.com/como-reduzir-o-desperdicio-de-alimentos-em-bares-e-restaurantes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário