Quer saber como
é o Cliente? Quer saber o que ele pensa? Quer saber o que ele sente? Olhe-se no
espelho! Cliente é muito parecido com você. Mas não é igual.
“Trate o Cliente
como você gostaria de ser tratado”, é uma das máximas em programas de
treinamento. No entanto, parece que existe muita gente que, diante dessa
afirmativa, parece ser sadomasoquista, tamanha a quantidade de “bordoadas” que
desfere no Cliente.
Na realidade
você deve tratar o Cliente como ELE acha que deve ser tratado. Isto requer
um certo trabalho e preparação. Você terá de descobrir, e, para descobrir,
esbanje cortesia, respeito, presteza, cordialidade e boa vontade. Para
tratar com Clientes, tem de gostar de gente.
“
Trate o Cliente
como um Rei”. Mas parece que muitos atendentes e vendedores têm como única
referência de rei o Luís XVI, que foi guilhotinado na Revolução Francesa! Não
cortam literalmente a cabeça , mas “matam”, na mente do Cliente, a imagem da
empresa ou do produto/serviço.
Qualidade,
portanto, não é aquilo que pensamos ser e sim o que o Cliente diz que é.
Você pode achar uma picanha suculenta o prato mais delicioso do mundo, mas seu
Cliente pode ser vegetariano. E você precisa descobrir isso. Como? Perguntando.
Observando. Pesquisando. Tendo boa vontade. Estando disposto, Tendo
persistência. Tendo paciência.. Estando tecnicamente preparado. Como? Querendo,
e conhecendo a ANATOMIA DO CLIENTE.
• A MENTE
Olhe-se no
espelho. Você verá uma cabeça. Nesta cabeça, existe uma mente. Somente através
de uma prestação de serviços altamente qualificada, na mente do Cliente ficará
fixada uma boa imagem de seu produto ou serviço, uma boa imagem da sua empresa.
Além disso, quanto melhor for o seu atendimento, quanto mais disposição
e boa vontade você demonstrar, o Cliente além de se lembrar de sua empresa, vai
lembrar de você.
• OS OLHOS
Nessa cabeça há
dois olhos, que brilham ao refletir os sonhos e as imagens guardadas na mente.
Esses olhos tudo percebem, estão atentos a todos os detalhes. Percebem a
organização e limpeza do seu estabelecimento, percebem a ordenação e arrumação
dos produtos, percebem a decoração e o lay-out de sua empresa. E estão atentos,
também, à sua apresentação pessoal, à sua cordialidade, à sua disposição, ou
não. em bem lhe atender.
• OS OUVIDOS
Nessa mesma
cabeça, há dois ouvidos, que recebem as suas argumentações e exposições de
venda, e é através dessas palavras e de sua demonstração que irão
tomar, ou não, a decisão de compra. Estes mesmos ouvidos registrarão a
entonação da sua voz, se ela é suave ou agressiva, se ela demonstra boa
vontade, respeito e atenção, ou se é mecânica, formal e sem emoção. Estes
mesmos ouvidos são altamente sensíveis a comentários de terceiros sobre sua
empresa, produto ou serviço. E os comentários podem ser positivos ou negativos,
depende de você.
Uma coisa muito importante
A exemplo do Cliente,
você também tem dois ouvidos e uma só boca. Tenha a sensibilidade de usá-los na
mesma proporção, ou seja, ouça mais do que fale, e você irá se tornar
um grande vendedor.
• A BOCA
Ainda nessa
cabeça tem uma boca, que irá fornecer-lhe as informações com as quais você irá
descobrir as necessidades do Cliente. Através das palavras você poderá oferecer
o produto ou serviço que lhe seja adequado. Para isso você deverá estar
habilitado, motivado e tecnicamente preparado para ouvir, prestar atenção e
oferecer exatamente o que o Cliente procura e deseja. Não tome decisões
pelo Cliente; ouça atentamente. Pergunte. Porém, a boca que lhe fornece
informações tão importantes, é a mesma boca que irá falar bem ou mal de sua
empresa e isto dependerá não apenas da sua prestação de serviços, mas sim do
atendimento como um todo. Para o Cliente não existe somente o atendente, o
vendedor, o caixa, o empacotador, a entrega, a assistência técnica, o
supervisor, o gerente, o produto ou serviço, ele vê a empresa como um todo,
onde um falhar, todo o processo fica prejudicado. A empresa como um todo sofre
as conseqüências.
Diante da concorrência
altamente acirrada em todos os setores e da grande diversidade de opções à
disposição, você e toda sua empresa devem se esmerar para que os
comentários e as informações que saem da boca do Cliente sejam altamente
favoráveis. Com o expressivo avanço das telecomunicações, a cada dia que
passa, a propaganda boca a boca vem aumentando de importância. Pense nisso.
Antigamente havia só o boca a boca e correspondência postal.. Hoje, além
destas, existem inúmeras outras formas de comunicação: telefone, celular, fax,
cartas para jornais, revistas e televisão, “chats” na Internet, e-mail, WAP,
etc. O efeito devastador da propaganda boca a boca aumentou
sobremaneira.
Parece mentira, mas em
pleno terceiro milênio, ainda existem empresas e profissionais que não se dão
conta disso. Gastam fortunas em publicidade e propaganda para divulgar seus
produtos/serviços e para atrair os consumidores, e não se preparam adequadamente
para bem atender a demanda. A onda de produtos “maquiados” (redução de
quantidade de produtos nas embalagens) provocou enérgica repulsa do mercado. Os
consumidores se sentiram traídos. Infelizmente, outros graves acontecimentos
nacionais e internacionais acabaram por ocupar os espaços nos noticiários, mas
quem foi enganado, quem teve a relação de confiança abalada, não esquece.
• O NARIZ
Você gosta de
cheirinho de pão recém saído do forno? E de cheirinho de carro novo? E de bons
perfumes? Pois é, entre os olhos e a boca, tem o nariz, outro poderoso aliado
das vendas. Através do olfato, de bons aromas, de cheiros agradáveis, muitos
negócios são alavancados e/ou concretizados. Se houver a possibilidade de você
utilizar esse aliado, não vacile. E lembre-se: nós, seres humanos, temos
sentidos bastante apurados, uns mais outros menos; e um odor que pode
lhe ser agradável, pode não o ser para seu Cliente. Portanto, evite usar
perfumes marcantes, tenha cuidado esmerado com sua higiene pessoal. Assuma,
você também, a responsabilidade pela limpeza e organização de seu local de
trabalho.
• AS MÃOS
Continuando
nossa anatomia, chegamos às mãos. É através das mãos que o Cliente, pelo
sentido do tato, irá manusear, experimentar o produto. Brasileiro gosta de ver,
sentir, olhar, cheirar, tocar e é por isso que aqui no Brasil as vendas
“virtuais” ainda não apresentaram a mesma evolução do que em outros países. Se
for possível o seu Cliente tocar o produto, sentir a textura, o material,
estabelecer comparações, proporcione a ele este momento. Isto é uma
poderosa ferramenta de vendas. Não tenha preguiça de baixar todo o estoque,
se for preciso. À medida que o Cliente for examinando o produto, esteja
preparado para fornecer as argumentações e explicações necessárias. Colha a
opinião do Cliente. Reconheça eventuais objeções e argumente para contorná-las.
Fique atento a sinais de fechamento emitidos pelo Cliente (tem na cor amarela?
Vocês aceitam cheque pré-datado? Vocês entregam em casa? Etc...). Lembre-se:
a mesma mão que toca e examina o produto é a mão que irá pegar a carteira para
efetuar o pagamento.
• AS PERNAS
Finalmente
chegamos aos membros inferiores: as pernas. Essas pernas são as que irão
conduzir o Cliente da casa dele até sua empresa. Todavia. essas mesmas pernas
podem levar o Cliente à loja do lado, ao concorrente. A mente do Cliente, sua
lembrança positiva, suas percepções visuais e auditivas, os comentários
escutados e gravados na mente, tudo isso dará o comando às pernas para dirigir
o Cliente até sua empresa. Hoje em dia, com todo o aparato tecnológico
e com as facilidades disponíveis, quando o Cliente se dispõe a sair de casa e
ir até sua empresa para adquirir produtos ou serviços, ele deve e merece ser
tratado como o Rei que é.
• O CORAÇÃO E A ALMA
Existe uma frase
que está gravada, para sempre, na mente de todo e qualquer Cliente: “Quem
não me ama, não me merece.” É comum vermos esforços de empresas e
profissionais para conquistar a venda, e não o coração do Cliente. Cliente
plenamente satisfeito compra, retorna e recomenda nosso estabelecimento.
TORNA-SE UM ALIADO, UM VENDEDOR DE NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS. ALIÁS, O MELHOR
VENDEDOR QUE PODE EXISTIR.
Nosso propósito como
Profissionais de Atendimento e Vendas deve ser um só: CONQUISTAR O CORAÇÃO DE
NOSSO CLIENTE.
Isto somente será
conseguido se estivermos plenamente preparados para tanto; se conhecermos a
ANATOMIA DO CLIENTE e a importância de todos os órgãos e sentidos no ato da
venda.
Mas assim como o
Cliente tem no coração, na alma, seu ponto mais importante, você, meu amigo
Profissional de Atendimento e Vendas também o tem. Existem milhares de
atendentes e vendedores que se dirigem a seu local de trabalho levando apenas
pernas e braços; deixando a mente e o coração em casa. Trabalham desmotivados,
indolentes, tristes. E isto tudo é percebido por seus Clientes. Não fazem mais
nada, não se atualizam, desistem de estudar, de se aprimorar e, depois, ficam a
queixar-se de tudo e de todos.
Olhe-se no espelho
novamente. Pense. Fale com você mesmo. Olhe nos seus olhos. Ouça sua voz. Passe
as pontas dos dedos em seus lábios e termine colocando as duas mãos sobre seu
peito e reflita: Como está a minha anatomia? Está em condições de obter
sucesso? Como está a minha motivação? Eu sou feliz com o que faço? Eu estou
comprometido com meus anseios pessoais, com os objetivos de minha empresa e com
meus Clientes? Eu estou convenientemente preparado para conhecer a ANATOMIA DO
CLIENTE ? Eu possuo as habilidades técnicas e motivacionais para conquistar o
coração de meus Clientes ?
Nos dias de hoje muito
é investido para se oferecer a solução adequada a cada tipo de consumidor. São
os programas de Gerenciamento das Relações com os Clientes (CRM), Marketing 1
to 1, etc. O propósito de cada um deles é conhecer o público-alvo e
fornecer-lhe soluções adequadas às suas necessidades. Mas, mesmo com
toda a tecnologia e o avanço das comunicações, nada substitui o velho, bom e
decisivo contato pessoal. E você, meu amigo Profissional de Atendimento e
Vendas, é o elemento-chave nesta questão.
http://diadocliente.com.br/joaocarlos/artigos/artigo.asp?r=5&PN=&intervalo=30
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