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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A embalagem que fez a diferença - Inove.

O estudo não é recente, mais em tempos de crise mundial inovar,reinventar é a solução.


Em 1971, o Laboratório da Aeronáutica, do Rio de Janeiro, criou o Clor in, uma pastilha especial para higienizar água e alimentos. Por anos o produto foi de uso exclusivo das Forças Armadas até que, em 1989, foi vendido para a Acuapura, empresa carioca que fez da pastilha seu carro-chefe. “Concebido sem apelo comercial, aembalagem do Clor in não traduzia os atributos do produto”, diz João Pedro Cabral de Menezes, 31, há três anos no comando da empresa da família. Segundo ele, o grande problema era o visual da embalagem, semelhante a uma caixa de remédio, que só faltava ser acompanhada por uma bula. 

Disposto a ganhar espaço no varejo, Menezes decidiu começar pelo redesenho da embalagem, a fim de que o produto chamasse a atenção nas gôndolas dos supermercados sozinho, sem a ajuda de promotoras. O projeto encomendado à BMS Design custou R$ 30 mil e deu roupa nova às pastilhas Clor in 10, indicadas para higienizar alimentos em uso doméstico, sem deixar resíduo e dispensando a necessidade de enxágue após o tratamento; e o Clor in Post Mix Food, usado para higienizar frutas, legumes e verduras em grandes quantidades, além da limpeza de chapeiras, máquinas de gelo e de sorvete.

Divulgação
As embalagens antes e depois de serem redesenhadas pela BMS Design: mudança provocou aumento de 22% no faturamento da Acuapura

Foram nove meses de trabalho, entre a concepção do novo visual das embalagens e a aprovação pela Anvisa. Distribuídas em 150 pontos de venda no Rio de Janeiro, as pastilhas tiveram um salto nas vendas. Subiram de 9 mil para 13 mil unidades mensais, num incremento de 49% ao longo de 2009. “O faturamento cresceu 22%, chegando a R$ 1,5 milhão no ano passado”, diz Menezes. “O design foi fundamental para dar um ar moderno a um produto clássico e ao mesmo tempo fazer com que o consumidor soubesse como usá-lo apenas com as explicações apresentadas na caixa. Tudo muito simples.” 

Para 2010, a ideia e ganhar o varejo paulistano e lançar um novo produto específico para limpeza de caixas d’agua e cisternas. “A novidade nos permitirá ocupar espaço em outros pontos de venda, como casas de material de construção, home centers e até lojas de piscinas”.

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/-A+EMBALAGEM+QUE+FEZ+A+DIFERENCA.html

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