Com poucos funcionários e mais demanda na sua mão, é preciso ficar muito atento a contabilidade da sua microempresa, e por isso temos algumas dicas que podem ajudar a reduzir chance de dívidas:
1. Seja organizado
Seja minucioso ao registrar os gastos e os lucros da micr oempresa, pois só assim você terá a real noção das finanças do negócio. Mantenha tabelas atualizadas com todos os gastos e contas a serem pagas, pois isso minimizará a possibilidade de surgirem dívidas.
Monte um sistema fácil, em que você possa preencher de forma rápida, como por exemplo, tabelas: a cada final de dia você preenche com o que foi gasto e o que foi recebido. Esse cuidado lhe dará a noção da margem de lucro e poderá dar entrada para a nossa segunda dica.
2. Compras
Com dinheiro em caixa, se pensa logo em comprar outros produtos para o negócio, mas sempre avalie a necessidade desse bem: ele melhorará o rendimento? Ajudará os funcionários?
Faça um orçamento minucioso de todos os gastos futuros, pois cada nova compra ou investimento fará diferença nas contas finais. Além disso, pesquise preços e formas de pagamento, vendo o mais vantajoso para o negócio.
3. Cuide das suas finanças
Seja organizado com as suas contas pessoais e utilize os mesmos métodos que usa em sua empresa para gerenciar o seu próprio dinheiro. Alguém que não consegue organizar suas próprias contas terá grandes chances de se perder na hora de gerenciar o caixa de uma microempresa.
Mantenha sempre o seu dinheiro separado das finanças da empresa. Para isso, estipule um salário fixo para você e considere o lucro extra como bônus, tudo isso de forma detalhada em suas tabelas de contabilidade.
https://www.iped.com.br/materias/contabilidade/3-dicas-contabilidade-microempresas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário