1. Tentar adivinhar as vontades do cliente
Uma das situações mais desagradáveis quando se vai fazer uma compra é ser atendido por um vendedor que tenta adivinhar o que o cliente está pensando. Na verdade, na maioria das vezes, o vendedor não sabe o que o comprador está verdadeiramente desejando.
2. Não saber escutar
O cliente é quem deve passar quais são os motivos que o levaram a procurar pelo vendedor. Além de não tentar adivinhar os pensamentos do cliente, é importante que o vendedor ouça o que o comprador tem a dizer. Prestar atenção no cliente é fundamental.
3. Falar demais
Muitos vendedores falam muito na tentativa de agradar o cliente, mas na verdade estão diminuindo as chances de venda. O vendedor precisa oferecer soluções e realizar desejos de consumo e, para isso, é imprescindível conversar. Mas tenha bom senso e não exagere. O mais importante de tudo é entender as características do cliente e dar a ele a atenção necessária.
4. Não observar os gostos do cliente
O vendedor que não entende as necessidades do cliente acaba oferecendo aquilo que ele acredita ser o melhor. E isso baseado em seus próprios gostos e não nos sinais que o cliente demonstrou durante o atendimento.
5. Falta de preparo
Todo cliente percebe quando o vendedor não conhece bem o produto que vende ou o funcionamento do negócio. Quando isso acontece, a ligação de confiança que precisa existir é frustrada. O vendedor tem que ter o domínio desse processo de vendas, sabendo envolver o cliente ao responder a todas as dúvidas e questionamentos.
6. Abusar de gírias
Evite usar expressões manjadas, falar de maneira grotesca com gírias e gerúndio que é o "estarei fazendo ou estarei olhando?. É preciso ter criatividade e bom senso para vender um produto e deixar o cliente satisfeito.
7. Fazer parte de grupinhos de vendedores
A cena é tão comum quanto desagradável. Diante de um grupo de vendedores que conversam entretidos, o cliente se sente pouco à vontade para interromper e dificilmente comprará alguma coisa.
8. Abordagem desanimada ou decorada
Espontaneidade e atendimento personalizado são fundamentais para criar um ambiente de confiança e de interesse na experiência de compra. Já que quase tudo também pode ser comprado pela internet, o diferencial está no bom atendimento.
9. Não dar espaço para o cliente
Muitos clientes dizem que estão apenas olhando porque não querem os vendedores insistentes. Nesse caso, se coloque à disposição, mas dê espaço para que eles possam andar pela loja.
10. Abandonar o cliente
Mesmo que o cliente diga que está apenas olhando, não o abandone para atender um novo cliente. Toda pessoa que entra na sua Ótica é um potencial comprador, então persista um pouco mais para descobrir o que exatamente aquele cliente busca na sua loja.
11. Não dar alternativas
Quando o cliente pede um produto que não está disponível na loja, o vendedor deve oferecer uma alternativa. Nada pior do que o cliente sair da loja com a impressão de que não há interessante lá.
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