Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Como montar uma loja de acessórios para celular?

Se sua ideia é abrir um negócio, mas ainda está em dúvida sobre no que deseja investir, talvez seu grande questionamento seja “Por que abrir uma loja de acessórios para celular?”. A verdade é que todo e qualquer tipo de negócio vale a pena de ser investido, basta entender o que o cliente deseja e saber como entrar no mercado.
Ainda em dúvida? Confira três motivos que vão te convencer a abrir uma loja de acessórios para celular:
  •  Porque esse é um mercado que está em alta: Ou seja, é um mercado em crescimento e que tem tido muita procura, o que torna mais fácil ingressar nesse tipo de negócio e entender como ele funciona.
  • Porque o investimento inicial é baixo: Pode parecer estranho ouvir isso, mas o investimento inicial para abrir uma loja de acessórios para celular é baixo. Isso porque não é preciso apostar em um grande espaço, o estoque inicial pode ser menor e você pode apostar em compras em atacado de produtos vindos direto da China.
  • Porque é uma boa opção para quem deseja ter um pequeno negócio: Uma loja de acessórios para celular não é tão difícil de administrar quanto um negócio mais amplo. São poucas as situações que exigirão atenção e essa é uma boa opção para quem quer começar a empreender e deseja apostar em um micro ou pequeno negócio.

1. Faça um plano de negócios

Coloque no papel tudo aquilo relacionado à loja de acessórios para celular que você deseja abrir. Estude se o negócio é realmente viável.
No plano de negócios você deve ter anotações sobre como está o mercado, quem são os principais concorrentes, a média de investimento necessário para abrir esse tipo de negócio, valor médio do que é vendido, custo mínimo e máximo que se terá com equipamentos essenciais para colocar a loja em funcionamento

2. Escolha de um bom local

O ponto em que a loja de acessórios para celular vai estar localizada é de grande importância. É preciso escolher um local que tenha bastante visibilidade e que seja procurado por quem deseja comprar esse tipo de acessório.
De nada adiantará oferecer tudo o que o cliente precisa se seu ponto de venda está em um local de difícil acesso ou não chama a atenção de quem passa. Muitas vezes, o consumidor preferirá gastar mais no concorrente apenas por questão de ele estar mais próximo ou mais visível.
Grande circulação de pedestres e local que normalmente é procurado para fazer compras são exemplos de espaços em que você pode investir. O ideal é pesquisar com calma e então decidir se deseja ter loja própria ou manter um quiosque dentro de um centro comercial, por exemplo.
Essa segunda opção tem ganhado cada vez mais espaço, mas muitas vezes envolve concorrência direta e acirrada, já que pode se tratar de um espaço dedicado apenas para quiosques que vendem acessórios para celular. Além de espaço para os produtos é preciso também que o local conte com ao menos um banheiro.
Como se trata de um negócio relativamente simples, não será preciso apostar em um grande espaço. Afinal, é possível colocar prateleiras para garantir que tudo esteja à vista dos consumidores e assim economizar na quantidade de balcões.

3. Investimento inicial

Escolhido o melhor local para se instalar é hora de definir qual será o investimento inicial destinado a sua loja. Você investirá todo o capital? Contará com sócios? Ou será necessário fazer um empréstimo?
Para levar em conta o que será necessário no investimento inicial inclua valores de aluguel do espaço de vendas, compra do primeiro lote de acessórios – alguns lojistas apostam em materiais vindos da China, que saem com um preço mais em conta quando comprados no atacado -, compra de equipamentos, decoração, contratação de funcionários e até mesmo valores destinados à averbação e compra de um CNPJ.

4. Correr atrás da papelada

CNPJ, nome da loja, averbação, licença para abertura. Esses são apenas alguns exemplos da “papelada” que você terá que correr atrás para abrir sua loja e estar em ordem com o governo, sem riscos de ter seus produtos apreendidos e seu espaço fechado.
Faça isso com certa antecedência, pois é um processo que demanda tempo e o ideal é abrir sua loja de acessórios para celular estando com tudo em ordem.

5. Decoração do espaço

Definido o local em que sua loja de acessórios para celular ficará, é hora de decorar seu espaço. Separe os valores destinados para a decoração e pense como gostaria de destacar seu espaço.
É interessante apostar em coisas que lembrem tecnologia e em cores que deem a sensação de espaço amplo e iluminação. A decoração não deve criar pontos cegos na loja, principalmente em partes que estarão localizadas prateleiras ou balcões – por questões de segurança e para facilitar aos clientes encontrar o que precisam.
Trabalhe com uma decoração que faça seus clientes se sentirem em um ambiente aconchegante e acolhedor, de forma que se sintam interessados em voltar mais vezes e se tornem clientes fiéis da sua loja.

6. Compra ou aluguel de equipamentos

Anote em um papel tudo que sua loja precisa ter para poder começar a vender. Prateleiras, ganchos para pendurar capinhas de celular, balcões de atendimento, máquinas de cartões, computador com acesso a internet e software para controle financeiro e de vendas.
O controle financeiro será essencial no começo de seu negócio. Isso porque o retorno do investimento irá demorar um pouco a aparecer e os primeiros ganhos provavelmente terão de ser reinvestidos na compra de estoques e no aluguel do espaço, por exemplo.
Para manter as finanças e as vendas controladas é possível apostar no eGestor, um sistema de gestão online, fácil de mexer e que vai ajudar no controle financeiro, de vendas e de estoque da loja, assim como permitir a emissão da nota fiscal eletrônica. O software também emite relatórios, o que facilita no entendimento de como anda o seu negócio.
O eGestor é fácil de mexer e pode ser usado por quem tem uma micro ou pequena empresa, o que é o caso das lojas de acessórios para celular. O melhor de tudo é que não é preciso instalar nada no computador, apenas ter acesso à internet, o que significa dizer que sua loja pode ter um computador mais simples e ainda assim se utilizar do sistema de gestão.
Não esqueça também do estoque inicial para abrir seu negócio, que deve ser calculado de acordo com o espaço disponível na loja.

7. Contratação de funcionários

Apenas você será responsável pela loja de acessórios para celular? Contará com alguém da família? Ou será necessário contratar funcionários?
Tudo isso precisa ser decidido antes da abertura da loja, para que se possa procurar por alguém que ajudará nas vendas. Prefira alguém simpático e que tenha facilidade em lidar com clientes, afinal o bom atendimento é que irá definir se as pessoas vão gostar ou não da sua loja.

8. Apostar em novidades

Na hora de realizar a compra do primeiro estoque para abertura da loja não se foque apenas no essencial, como as capinhas dos modelos mais tradicionais, pen drives e cartões de memória. Procure conhecer aquilo que está em alta no momento em que você vai entrar no mercado.
Fique também ligado nas tendências, aquilo que pode de repente virar acessório indispensável para os consumidores desse tipo de produto para celular e assim inicie seu negócio oferecendo aquilo que o público está a procura.

9. Definição de preços

Antes de abrir as portas o ideal é ter os preços de cada produto definidos. Cuidado para não jogar valores aleatórios, muito baixos ou muito altos. Para saber qual o melhor valor a ser aplicado para cada tipo de acessório basta dar uma pesquisada rápida entre a concorrência e calcular uma média de preços.
Preços mais altos precisam ser justificados. Seu produto é de melhor qualidade que o dos concorrentes mais próximos e diretos? Coloque um valor mais alto e explique isso ao cliente.

10. Definição de um diferencial

Mesmo que existam bastante concorrentes nas proximidades, seu diferencial é o que determinará que o cliente escolha a sua loja e não as outras. Sendo assim, pense qual será o diferencial da sua loja.
Você terá produtos exclusivos de alguma marca de celular com que os concorrentes não trabalham? Você trabalha com produtos de maior durabilidade? Sua loja irá vender algo que ainda é novidade no mercado?
Essas são algumas situações que podem ser vistas como um diferencial para o seu cliente e que também são uma forma de vencer a concorrência e se destacar nesse mercado.

11. Divulgação

Provavelmente, você já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado e essa frase é bastante real para quem opta por abrir uma loja de acessórios para celular. Como se trata de um mercado concorrido, a divulgação fará toda a diferença.
Invista em uma página no Facebook na qual será possível postar sobre os produtos em alta e também o que há de novidade em sua loja; distribua folders nos principais pontos da cidade e também próximo de onde você se encontra; faça anúncios em carros de som.
http://blog.egestor.com.br/como-montar-uma-loja-de-acessorios-para-celular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário