De maneira sucinta, o pós-venda é atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Mas convenhamos que essa é uma definição bastante básica ou até mesmo rasa, certo? Afinal, em todo processo comercial há especificidades.
Por exemplo, no caso de uma empresa que vende máquinas agrícolas (um bem de capital), quando é o momento exato em que a venda termina e começa o pós-venda?
- Quando assinam o contrato?
- Quando a máquina é entregue?
- Quando é realmente instalada?
- Quando é testada e entra em operação?
Na verdade, na maioria das vendas complexas, existe uma zona cinzenta entre o momento da venda e do pós-venda, afinal, os contratos incluem serviços de manutenção, assistência técnica, suporte etc., já incluídos no preço do que foi vendido.
Portanto, uma definição de pós-vendas mais adequada seria:
Todas as ações destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer prospect que se tornou um cliente, oferecendo um atendimento de alta qualidade, focado em atender às suas necessidades, visando a fidelização e a lealdade do cliente.
Como fazer um pós-venda eficiente?
Pergunta ambiciosa para respondermos, não? É importante contextualizar que, dependendo do porte de sua empresa, o pós-venda pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, uma equipe especializada em atender o novo cliente.
Nesse contexto, fica clara a importância da comunicação em ambos os casos:
No primeiro caso, um vendedor que continua prospectando, visitando clientes, fazendo telefonemas, preparando propostas e apresentações precisa ter todos os dados dos clientes bem organizados, históricos atualizados, visão do funil de vendas e outras informações à mão, para conseguir realizar essas duas tarefas sem se complicar.
No segundo, como se tratam de equipes separadas, uma focada em ações de pós-venda e a outra em vendas, é fundamental que os dois times se comuniquem de forma ágil, trocando informações atualizadas e em tempo real.
10 ações de pós-venda que funcionam:
- Cumpra com o que prometeu
- O cliente merece o melhor
- Não passe o problema para frente
- Se interesse pelo seu cliente
- Esteja sempre um passo à frente
- O cliente nem sempre tem razão
- O cliente merece o melhor (de novo)
- Nunca esteja ocupado demais para seu cliente
- Nem sempre o cliente está errado
- Funcionários também são clientes
http://www.agendor.com.br/blog/como-fazer-pos-venda
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