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quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ÓTICAS - Como fazer um pós-venda eficiente: mostre que vai continuar ajudando

De maneira sucinta, o pós-venda é atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Mas convenhamos que essa é uma definição bastante básica ou até mesmo rasa, certo? Afinal, em todo processo comercial há especificidades.

O pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas do processo comercial. Marque presença na rotina de seus clientes e sempre seja lembrado!
Por exemplo, no caso de uma empresa que vende máquinas agrícolas (um bem de capital), quando é o momento exato em que a venda termina e começa o pós-venda?
  • Quando assinam o contrato?
  • Quando a máquina é entregue?
  • Quando é realmente instalada?
  • Quando é testada e entra em operação?
Na verdade, na maioria das vendas complexas, existe uma zona cinzenta entre o momento da venda e do pós-venda, afinal, os contratos incluem serviços de manutenção, assistência técnica, suporte etc., já incluídos no preço do que foi vendido.
Portanto, uma definição de pós-vendas mais adequada seria:
Todas as ações destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer prospect que se tornou um cliente, oferecendo um atendimento de alta qualidade, focado em atender às suas necessidades, visando a fidelização e a lealdade do cliente.
Como fazer um pós-venda eficiente

Como fazer um pós-venda eficiente?

Pergunta ambiciosa para respondermos, não? É importante contextualizar que, dependendo do porte de sua empresa, o pós-venda pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, uma equipe especializada em atender o novo cliente.
Nesse contexto, fica clara a importância da comunicação em ambos os casos:
No primeiro caso, um vendedor que continua prospectando, visitando clientes, fazendo telefonemas, preparando propostas e apresentações precisa ter todos os dados dos clientes bem organizados, históricos atualizados, visão do funil de vendas e outras informações à mão, para conseguir realizar essas duas tarefas sem se complicar.
No segundo, como se tratam de equipes separadas, uma focada em ações de pós-venda e a outra em vendas, é fundamental que os dois times se comuniquem de forma ágil, trocando informações atualizadas e em tempo real.

10 ações de pós-venda que funcionam:

  1. Cumpra com o que prometeu
  2. O cliente merece o melhor
  3. Não passe o problema para frente
  4. Se interesse pelo seu cliente
  5. Esteja sempre um passo à frente
  6. O cliente nem sempre tem razão
  7. O cliente merece o melhor (de novo)
  8. Nunca esteja ocupado demais para seu cliente
  9. Nem sempre o cliente está errado
  10. Funcionários também são clientes
http://www.agendor.com.br/blog/como-fazer-pos-venda

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