Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dicas - Como ser paisagista - Empreenda.

Mais complexo que a jardinagem, o paisagismo está relacionado com áreas do conhecimento humano, como arquitetura, agronomia, desenhos geométricos, belas áreas e outras. As plantas são elementos vivos e o paisagista deverá estar em íntima relação com os principais conceitos que as envolve, podendo utilizá-las na composição de jardins, áreas de lazer, caminhos, pavimentação e outros locais paisagísticos.
Tudo isso deverá estar de forma cabível no ambiente que abrigará este cenário e, além dopaisagista conhecer estes pontos mais específicos, deve adequar a iluminação, cores, tamanho e área útil para o desenvolvimento de locais com paisagismo. Noções de arquitetura são de excelente valia para o empreendedor desta área.
Como ser paisagista

Como ser paisagista – O profissional

Não existe curso superior de paisagista e a área é bem eclética, podendo o profissional estar mesclado em assuntos relacionados à engenharia, arquitetura e agronomia, sem que a necessidade destes profissionais fique comprometida num mesmo contexto.
Cada profissional tem a sua função e o paisagista reúne as principais formas de se montar um ambiente paisagístico. Os cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo falam bastante sobre paisagismo e diversas matérias abordam especificamente os assuntos pertinentes para a formação de um profissional.
Daqui a algum tempo, o Ministério da Educação, provavelmente, terá uma solução para a formação específica de como ser paisagista e o mercado se encarregará de se auto ampliar.

Como ser paisagista – Mercado

O mercado ainda é elitizado no Brasil e então as pessoas de classes sociais mais altas são realmente as que mais pedem os serviços dos profissionais paisagistas. Com a situação que o Brasil se encontra hoje (aumento da participação da classe C na economia), num futuro próximo, o paisagista já será chamado para fazer planos de paisagismo em residências de pessoas consideradas menos nobres.
Os empresários do ramo afirmam que o mercado está em expansão e, com os preços dos serviços mais baixos, uma parcela maior de consumidores vem se interessando pela atividade, tornando-a atraente, principalmente para os empreendedores. Uma pesquisa deve ser feita em relação à forma de trabalho da concorrência.

Como ser paisagista – Estrutura

O mínimo que se pode esperar de um estabelecimento que trate de paisagismo são 20 m² de estrutura. Deverão ser instalados o escritório e a distribuição de equipamentos. Basicamente, são ferramentas de jardinagem, máquinas que cortam grama movidas a diesel, aparadoras, costais, veículos utilitários e móveis de escritório. Os costais são pequenas cortadoras de grama, que tratam de superfícies irregulares. As aparadoras ideais têm fios de náilon e o veículo próprio para paisagistas é o tipo picape aberto ou fechado.

Investimento Inicial – Como ser paisagista

O valor estimado para um empreendimento básico é de R$20.000,00 e para que haja sucesso nesta empreitada, o book de seus trabalhos deve ficar pronto o mais rápido possível, para que os clientes possam ter um contato mais próximo com a forma de trabalho do paisagista.
As pessoas gostam de se espelhar em trabalhos prévios e conferir os acertos e erros dos profissionais de serviços, principalmente os relacionados à decoração.
Geralmente, opta-se por cobrar aos clientes 50% do valor total do serviço quando opaisagista começa um projeto e os outros 50% são pagos ao fim do trabalho. A estética é muito importante, principalmente para os clientes mais exigentes. Assim, o conhecimento nas novas tendências e técnicas de jardinagem, luzes e objetos decorativos acessórios devem ser conhecidos pelo profissional.

Dicas importantes de como ser paisagista

A comunicação é uma arma que o empreendedor pode e deve usar a seu favor, primeiramente com a visita a estabelecimentos afins. Uma conversa com pessoas que estão no ramo pode abrir a mente e fazer as ideias fluírem. As entidades de classe, sindicatos e outras pessoas afins podem ter informações importantes que sejam do interesse dopaisagista. A dica é correr atrás de informações.
O empreendedor pode trabalhar com vários outros tipos de serviços. O paisagismo complementa os projetos civis, a construção civil e o trabalho de muitos profissionais e a dica é aproveitar isto e firmar parcerias com outros empreendedores, fornecedores e estabelecimentos que podem ajudar na divulgação do paisagista.
O contato com o consumidor é muito importante e deve estar sempre pautado no bom atendimento ao cliente.

Perfil do Empreendedor – Como ser paisagista

As pessoas procuram um paisagista que pense igual a ela, por isso as opiniões contrárias ou diferentes das expostas pelos clientes podem comprometer a decisão dele de fazer a contratação. Talvez seja melhor sugerir e não criticar. Cuidados como este podem fazer o empreendedor ganhar mais popularidade e conseguir sucesso, principalmente com os clientes mais exigentes.
Algumas características são importantes para ser um paisagista, como a abertura do profissional para uma infinidade de projetos diferentes, flexibilidade e disponibilidade de horários, responsabilidade, pontualidade, atenção e muita paciência. A decoração, como um todo, exige conhecimentos com tendências que, muitas vezes, estão fora do olhar de quem está no Brasil e a dica é procurar as principais revistas e sites que exponham o que está vindo de novo em relação a tecnologias e novidades do setor.
http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-ser-paisagista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário