Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Comércio de Bairro, uma avaliação correta pode salvar o seu negócio.


Um pequeno passo dado com sabedoria vale mas que um grande passo sem planejamento.


Antes de falarmos em soluções vamos alistar alguns problemas comuns ao pequeno estabelecimento de bairro, e pensarmos juntos por que tantos empreendimentos abrem e fecham suas portas tão rápido?

De uma maneira geral, isso não é uma regra, a maioria destes comércios ou uma boa parte deles, são abertos sem nenhum planejamento ou avaliação, são em geral pessoas que possuem uma pequena reserva ou que saíram do emprego e pegam o FGTS para tentar apostar em uma nova atividade.

E muito comum ver ex bancários dirigindo um táxi, um ex metalúrgico abrindo uma lojinha etc, mas será assim tão fácil, será que basta ter um pouco de capital uma ideia uma vontade que teremos sucesso?

Você já viu em seu bairro a quantidade de salões de beleza, de mercadinhos, lojinhas de material de construção, oficina, dentre outros que existem?

Será que por menor e familiar que sejam estes empreendimentos eles fazem algum tipo de planejamento? Será que eles observam o mínimo em sua volta, fazem uma pequena avaliação financeira, ou uma pesquisa de mercado? A resposta é simples, pelo que parece não fazem nenhum tipo de planejamento quer financeiro ou pesquisa para avaliar se o futuro negócio tem se quer uma remota possibilidade de sobreviver.

Chegar em um bairro simplesmente olhar e dizer: aqui não tem nenhum estabelecimento desta natureza, vamos abrir um que será lucro na certa, esta simples avaliação não é de forma alguma uma garantia de sucesso, existem vários fatores tanto internos quanto externos que podem garantir o sucesso ou o fracasso.

Mas como devemos avaliar? É realmente necessário uma pesquisa de mercado e financeira?

Sim é necessário e podemos aplicar a técnica SWOT -  é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. (fonte Wikipédia).

Com a técnica mencionada podemos avaliar, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, e verificar se o nosso sonho tem chance de se tornar um belo sonho ou um pesadelo, até porque os recursos que geralmente são empregados para a abertura destes pequenos empreendimentos de bairro são poucos e de uma forma geral são oriundos de em préstimos, FGTS e outros recursos, e de modo geral o empreendedor não tem uma reserva um capital de giro, para futuros imprevistos ou eventualidades.

Portanto uma avaliação criteriosa, mesmo em um pequeno empreendimento de bairro e fundamental para a sua sobrevivência.

Tendo como base a técnica SWOT, quais são os meus pontos fracos mediante ao mercado? Tenho pleno conhecimento da área em que atuo, ou fiz apenas um comércio de oportunidade? Abri este empreendimento apenas com a informação de que no bairro não existe um igual? E caso aja outros no bairro, como posso ter ou será que tenho um diferencial para atrair e cativar o cliente, ou serei apenas mas um?

Que ameaças externas eu enfrento? Como é a concorrência? Qualidade do seu produto ou prestação de serviço?

Que vantagem competitiva eu apresento? Dentre outros fatores quais problemas internos eu tenho?

Tenho um planejamento financeiro simples mas adequado para não gastar mais do que ganho ou para não misturar minhas finanças da empresa com as minhas pessoais?

A resposta a perguntas simples como estas, podem significar a diferença entre o fracasso e o sucesso
Caso deseje saber mais algumas informações sobre a técnica SWOT ou como elaborar um plano simples para responder a estas e outras perguntas com segurança, faça contato.

jlcconsultoria07@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário