Público-alvo de uma perfumaria
Caso opte por abrir um empreendimento no segmento de perfumaria, a boa noticia é que seu público-alvo é um dos mais amplos possíveis. A faixa etária varia dos 15 aos 70 anos ou mais. Infelizmente, um público-alvo amplo não é sinônimo de vendas em alta o ano todo, pois este tipo de empreendimento também possui os seus períodos de baixa nos meses de janeiro a março e julho, as férias escolares em que o segmento procura fazer promoções para aquecer as vendas e renovar o estoque.
Qualquer ramo de empreendimento ligado ao comércio tem suas altas em épocas festivas e feriados como Natal, dia dos Pais e dia das Mães. As demais datas são consideradas isoladas, como aniversários, dia das Mulheres, dia da Avó, entre outras. No mais, é um empreendimento que vende regularmente bem o ano todo, porque está na lista dos itens de higiene pessoal para compra, como desodorante, sabonete e pasta de dente.
Produtos para montar uma perfumaria
Os produtos para montar uma perfumaria podem ser comprados de duas formas: em distribuidores ou em compra autônoma, de outras lojas para obter o lucro em cima do valor de compra. Comprar em distribuidores pode ser uma forma mais rentável, mas nem sempre a mais aconselhável, visto que a compra deve ser feita em grande quantidade e isso não é aconselhável em um empreendimento que sobrevive de modismos e datas festivas.
O ideal é investir em poucos produtos de uma mesma marca, mas em grande variedade. Assim fica mais confortável para a venda e não evita-se um estoque de produtos não vendidos em loja.
Há ainda a possibilidade de se montar uma loja bem direcionada, como por exemplo, apenas de perfumes importados, ou apenas de perfumes femininos, ou apenas de masculinos, mas o melhor para inicio é aumentar o público-alvo a ser atingido, o que dará mais retorno financeiro.
Outra opção para trabalhar com perfumes seria montar uma franquia, em que será usado o nome de uma marca já estabelecida no mercado, como por exemplo “O Boticário” e “Chrolophila”, que atuam desta forma. Porém, o capital exigido é alto e há uma série de padrões que precisam ser seguidos. Cabe ao empreendedor pesquisar e decidir qual é mais viável.
Sente-se empreendedor? Veja estas 10 frases empreendedoras para se animar.
Estrutura a ser montada em uma perfumaria
A estrutura é bem simples, bastando apenas focar nos produtos expostos. Por isso, o principal é investir em um ponto comercial que permita espaço para a instalação de gôndolas ou prateleiras de vidro ou o que achar melhor. Lembre-se sempre de ter uma boa visibilidade e espaço entre os produtos para que o cliente possa circular bem na loja e encontrar o que procura.
A estrutura é simples e pode ser montada com menos de R$ 5 mil reais . Permita ter um quarto para estoque e deixe apenas alguns produtos iguais na prateleira, repondo apenas quando necessário. Não se esqueça do balcão para pagamento, a ser encomendado ou já comprado pronto em lojas especializadas em móveis para comerciantes.
Ainda, você pode ter um e-commerce, mas para isso terá de aprender como montar uma loja online.
Licenças e certificações necessárias para montar uma perfumaria
Para abrir uma perfumaria é preciso ter documentos que são chamados de abertura de firma. É preciso ter a firma registrada em cartório, sendo uma sociedade ou não, bem como registro na prefeitura da cidade, junta comercial, bombeiros e vigilância sanitária. Todo esse processo dura em média três meses para ser realizado e deve ser feito com a ajuda de um contador, que irá ajudar em todo o processo de abertura da empresa e da obtenção da documentação que deve estar pronta antes mesmo da loja abrir.
A abertura de firma é importante para que seja conseguido o CNPJ, número através do qual será possível tirar a nota fiscal e também ter o serviço de cartão de crédito, que deve ser feito em nome da empresa e não como pessoa física. Receber cartão de crédito hoje em dia é muito importante para a sobrevivência de qualquer tipo de empreendimento.
Caso possa, faça também o registro de sua logomarca para que ela não seja copiada por concorrentes. Crie um logo com o nome de sua loja e registre em cartório, o que lhe dá garantias, caso seu empreendimento cresça e surjam filiais, sua marca estará segura contra falsificação.
Escolha do ponto comercial
O ponto comercial ideal para montar sua perfumaria é aquele que tenha grande circulação de pessoas. Shopping centers são uma boa pedida, mas exigem um grande investimento que pode chegar em torno de R$ 2 mil apenas com o aluguel. O ideal é que se comece em bairros comerciais movimentados e centros de comércio de sua cidade. Opte por locais que sejam de fácil acesso e já visitados para compras.
Opte por um aluguel de apenas um ano para se assegurar que o empreendimento será bem sucedido. Caso resolva mudar de ramo, não estará em prejuízo.
Funcionários de uma loja de perfumes
O ideal é que se tenham ao menos dois vendedores, bem treinados para bom atendimento ao cliente e um caixa em uma loja deste porte. É possível começar apenas com um vendedor, caso seja uma perfumaria bairrista, que também pode ser o caixa. Opte por fazer contratações com carteira assinada e nas leis do Ministério do Trabalho, para evitar problemas futuros com processos trabalhistas, que podem gerar uma multa superior a R$ 10 mil reais.
http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-perfumaria/
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