Seu negócio não vive se você não
realizar vendas. E sua loja não cresce se você não aumentar elas. Para lojas de
roupas essa realidade é ainda mais presente. Você precisa ter foco em vender.
Uma loja é feita para tal. Assim, aumentar vendas em lojas de roupas é um
objetivo importante. Vender mais quantidade ou com maior margem é o seu caminho
para o crescimento. Confira abaixo algumas dicas para aumentar
suas vendas.
1 – POSICIONE-SE
– Como sua marca será lembrada? Como
vai se posicionar na mente de suas clientes?
Independente do negócio ou produto,
toda marca carrega consigo um tipo de rótulo. Sua loja não é exceção, haverá
uma definição resumida e compartilhada de sua loja. Quando alguém falar sobre
você e sua loja, irá referenciar alguns pontos marcantes. Seu papel é ajudar
essa pessoa a contar sobre quem você e sua loja são. Defina esses pontos
marcantes o mais claramente possível. A loja melhor posicionada, tem as
melhores vendas.
2 – APRENDA
SEU CONSUMIDOR
– Já sabe quem compra de você? Você
conhece seus clientes pelo nome quando passam?
Pense em seu cliente como o indivíduo
que é. Aprenda o perfil de quem compra com você. Analise a linguagem que ele
usa, os caminhos que faz e os sentimentos que têm. Conheça-o ao máximo. Quanto
melhor for seu conhecimento sobre ele, mais facilmente você saberá ajudá-lo a
comprar em sua loja. Aumentar as vendas para um cliente é serví-lo mais. E para
isso, nada melhor do que entendê-lo e saber o que ele quer. Com argumentos
melhores, mais vendas acontecerão.
3 – SEJA A
MELHOR
– Para que sua loja existe se não é
para ser a melhor loja do mundo?
Não basta ser boa. Sua loja deve buscar
ser a melhor. Isso sempre é possível. Porém nem sempre você será a melhor no
que imaginou que seria ou gostaria de ser. Seu comércio possui qualidades e
limitações, como todos. Basta estar atenta ao mercado para potencializar o que
você é melhor do que seus concorrentes. E caso não tenha um diferencial, crie.
Seja a melhor em vestidos ou em roupas para festas, tenha o melhor
atendimento, ou as melhores promoções. Foque em ser a melhor loja
no que escolher ser. Suas vendas crescerão sempre que mais pessoas sentirem o
quão boa sua loja é.
4 – COMUNIQUE
VISUALMENTE
– Como sua loja ficará visível? Como
ela irá chamar a atenção dos olhos?
Trata-se aqui de algo visual.
Literalmente visual. Roupas como vários outros tipos de produtos, são feitos
para os olhos. Mais do que vestir bem, elas precisam ser bonitas. Agradar a
quem as vê é fundamental. Mas antes disso, ser visto é importante. Assim, o que
for que quiser comunicar. Use algo adequadamente visual. Por exemplo, uma
promoção de vendas poderia ter faixas e cartazes pela cidade. Quem sabe também
anúncios em jornais ou revistas. Ela precisa estar nos olhos das pessoas.
Mostre o quão bela é sua loja e suas roupas, apareça e venda mais.
5 – TENHA PRESENÇA
INTERNET
– Seus clientes tem Facebook? Algum
deles não usa a internet para pesquisas?
Todos estão na internet e posso imaginar
que boa parte dos seus clientes utiliza o Facebook regularmente. Aliás,
avaliando pela perfil médio do brasileiro, a maioria utiliza o Google para
encontrar informações sobre o que querem comprar. Sem falar em Instagram,
Twitter, Whatsapp, Pinterest e outros. Isso não quer dizer que você tenha que
estar em todo lugar na rede. Porém para muitos, se você não esta lá, você não
existe. Assim, selecione uma ou duas ferramentas sociais e seja ativa. Poste
regularmente e interaja com as pessoas.
6 – CAPRICHE NA FACHADA
– Qual a roupa da sua loja? Ela está
bem vestida para conhecer seu cliente?
É no ponto de venda que as coisas
acontecem. Sua loja deve atrair atenção visualmente com uma fachada adequada a
seu perfil. A primeira impressão antes de entrar na loja é crucial para a
predisposição para a compra. Se sua fachada não representar quem és. Talvez o
cliente nem entre e assim, você não venda. Por outro lado, se lhe achar linda
ele entrará em busca de seus encantos. Sua armadilha pela atenção funcionou e
você já pode vender mais.
7 INVISTA EM
ILUMINAÇÃO
– Você concorda que o que é bom precisa
ser visto?
Ninguém enxerga no escuro. Parece
exagero, mas é realidade. Uma loja mal iluminada vende menos. Os produtos não
parecem bons simplesmente por estarem pouco visíveis. Os cantos mal iluminados
parecem conter coisas a serem escondidas. Sua loja não pode parecer suja aos
olhos do cliente. Gaste dinheiro para iluminar bem sua fachada, sua vitrine e
seus produtos. Sua loja irá brilhar na rua e seus clientes vão ver claramente o
quão seus produtos são.
8 – ORDEM NO LAYOUT
– O que é mais fácil: 1, 2, 3 ou 2, 1,
3? Por que você acha que há ordenação de filas?
Torne a vida dos clientes mais prática.
Organize um fluxo interno para eles. A disposição dos móveis, produtos e caixa
da sua loja deve conter alguma ordem. Avalie como melhorar a experiência do
consumidor ao entrar e fazer a compra em sua loja. Perceba o processo de compra
ideal. Some a isso boas sinalizações internas. Isso lhe fará ganhar tempo no
atendimento e oferecerá um ambiente mais fluído para seu cliente. Logo mais
vendas podem acontecer.
9 – METAS COM
RECOMPENSAS PARA A FORÇA DE VENDAS
– Por que seu vendedor venderá mais?
Seu salário irá aumentar?
Seja sincero consigo mesmo. Analise na
perspectiva de vendedor e busque o que pode lhe fazer mais motivado a vender.
Muitas vendas só acontecem por esforço do vendedor. Ele pode representar
sozinho boa parte do faturamento de uma loja. Você deveria oferecer algo para
que ele tenha ainda mais afinco para aumentar suas vendas. Crie metas de vendas
somadas a benefícios e bônus e potencialize seu empenho. Tente isso e se
surpreenderá.
10 – CAMPANHA DE
FIDELIZAÇÃO E ENGAJAMENTO
– O que pode fazer sua cliente voltar?
O que faria ela lhe indicar ainda mais para as outras?
Você bem sabe o quão importante é ser
referenciada pelos seus clientes. O boca a boca é fundamental para seu
crescimento. Porém, teorias dizem que um cliente mal atendido falará mal de
você muito mais vezes que um bem atendido falará bem. Sua arma nesse caso pode
ser dar incentivos para quem quer indicar você positivamente. Reconheça quem
ajuda a sua loja a se tornar maior e ser melhor reconhecida. Crie campanhas
onde ao fazer indicações convertidas em visitas ou vendas, seus clientes ganhem
descontos ou brindes. Quanto mais pessoas falarem bem de você, mais você vende.
Ninguém conhece seu negócio tanto
quanto você, mas acredite que existem outros similares ao seu. Assim, perceba
nessas dicas possibilidades para sua loja e adapte elas para sua realidade.
Tenho certeza as vendas de sua loja de roupas podem aumentar. Espero que você
goste e fique a vontade para contar sua experiência ou buscar ajuda nos
comentários. Quem sabe não compro de você também? Boa sorte com sua loja!
http://ideias.me/aumentar-vendas-lojas-de-roupa/
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