Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ideias de negócio para 2016

1. Manutenção de bens
Com a crise, os brasileiros estão freando o consumo e utilizando por mais tempo bens mais caros, como carros, celulares e computadores. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo estão paradas desde maio de 2014. Em setembro de 2015, por exemplo, o volume de vendas caiu 3,3 % em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Assim, investir na área de reparos e consertos é um bom caminho para quem quer empreender em 2016. Afinal, se os consumidores não estão adquirindo novos produtos, fatalmente acabarão precisando de manutenção quando seus equipamentos quebrarem. E como atendimento ao consumidor no Brasil não costuma atender às expectativas da maioria, investir em um atendimento de excelência pode ser um bom primeiro passo. Alguns exemplos de negócios nesse ramo são:
  • oficinas mecânicas de carros ou motos;
  • empresas de serviços gerais, como encanador e eletricista;
  • conserto de computadores e informática;
  • recarga de cartuchos para impresoras;
  • conserto de ar condicionado e eletrodomésticos;
  • consertos e reformas em imóveis.
  • tendencias-negocios
2. Alimentação e conveniência
Comida é algo que as pessoas simplesmente não param de consumir, mesmo com a crise. A diferença é que, com menos dinheiro e/ou tempo, o consumidor tende a comer mais em casa do que gastar dinheiro com restaurantes, por exemplo. Ou seja, estabelecimentos que vendem comida muito sofisticada, a altos custos, tendem a perder espaço, dando lugares a negócios de refeições prontas e mais baratas.
Uma opção interessante para o empreendedor que deseja entrar nesse setor é investir em delivery de marmita. Isso mesmo, você não leu errado. Esse tipo de negócio vem crescendo bastante pela praticidade e preços baixos, como são os casos do LightChef ou do Marmotex.
QUEM NÃO TEM TEMPO PARA PREPARAR COMIDA EM CASA – MAS TAMBÉM NÃO ESTÁ PODENDO SAIR PRA COMER – É O PÚBLICO DESSE SERVIÇO.
Lanches saudáveis com um modelo de assinatura, como são os casos do FarofaLá e do BestBerry, também tendem a atrair clientes pela praticidade e acessibilidade.
Mas você deve estar pensando, e os famosos foodtrucks, será que ainda valem a pena? Bem, apesar de já estarem saturados em algumas cidades brasileiras, a ideia continua sendo uma opção barata de investimento para o empreendedor, especialmente se ele quiser atuar em cidades em que a febre dos carrinhos de comida ainda não chegou. Aqui a chave é fazer uma boa pesquisa de mercado para não errar na hora de começar o negócio.
3. Bebidas funcionais
Uma ideia de negócio que ainda é pouco explorada no Brasil é a de bebidas funcionais. Quanto mais trabalham, menos tempo e mais estressadas as pessoas ficam. A solução encontrada por alguns empreendedores lá fora, especialmente nos Estados Unidos, foi a fabricação e venda das tais bebidas funcionais. Esses drinks naturais prometem auxiliar o organismo a conquistar determinado objetivo, que pode variar entre dormir melhor ou desenvolver um pouco mais sua musculatura. São os casos dos produtos da Vitaminwater ou da Slow Cow, ou da famosa casa de sucos Jamba Juice.
Outra opção para quem não tem tanta familiaridade em trabalhar com produtos naturais, mas deseja entrar no mercado, é investir no modelo de franquia. Por já vir com o modelo de negócio pronto, o processo de vendas fica mais simples e dinâmico. Como esse mercado ainda está começando a crescer no Brasil, a concorrência é baixa e as empresas que souberem explorar suas oportunidades poderão se tornar referência.
4. Beleza e estética
Outra ideia de negócio em uma área que permanece aquecida é a dos salões de beleza, clínicas de estética e venda de cosméticos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresce de maneira estável desde 1996, sem sinais de frenagem por conta da crise. A venda de cosméticos rendeu em 2014, por exemplo, cerca de R$ 43,2 bilhões.
Além disso, procedimentos como design de sobrancelhas e alongamento de cílios, entre outros, vêm ganhando popularidade e cada vez mais estabelecimentos especializados ampliam suas operações. Ou seja, para quem tem afinidade por esse tipo de negócio, o investimento continua valendo a pena.
5. Varejo de moda
Por falar em Beleza, o mercado de confecção e venda de roupas é um dos poucos que vem se mantendo estável mesmo com a crise. De 2012 a 2013, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o setor de varejo de vestuário cresceu 5,64%. Quando o assunto é moda as mulheres não só lideram o setor como também são a aposta de investimento de muitas novas empresas.
Para quem quer se diferenciar da concorrência, produzir roupas e acessórios de nicho é uma ótima saída. Outra dica é prestar muita atenção ao atendimento e fazer bom uso dos canais disponíveis para conhecer e engajar seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário