Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como montar uma frutaria.

O comércio de frutas sempre foi algo muito ativo no mercado e gerou renda tanto para quem trabalha no plantio quanto para pequenas empresas revendedoras, então que tal investir em um modelo de negócio diferenciado e aprender como montar uma frutaria?

Se você tiver um espaço medindo a partir de 80m² já poderá montar uma boa frutaria em sua cidade, mas lembre-se também que será necessário ter um espaço de estoque que poderá ser ao fundo da loja ou ao lado, deixando assim o espaço da frente totalmente livre para expor e vender as frutas. A divisão interna é muito simples, pois irá apenas montar um ou dois caixas de atendimento logo na entrada da loja, depois disso ficarão os expositores de frutas, um banheiro ao fundo e o estoque, já com relação a organização dos produtos é importante usar gondolas para frutaria onde cada tipo de fruta possa ser exposta a pelo menos meio metro de altura do chão, mas as frutas que se machucam facilmente é bom colocar menos em cada gondola e poderá ir repondo ao decorrer do dia.

Quem deseja abrir uma frutaria precisará ficar atento à questão da localização, pois isso poderá influenciar diretamente nos resultados do negócio. A primeira opção é montar uma pequena loja de frutas no seu próprio bairro e quanto a isso muitos iniciam até mesmo a partir de casa, no entanto é importante verificar se há uma boa procura e se a rua que esta montando tem bom acesso. Quem vai instalar a frutaria no centro da cidade precisará avaliar os mesmos critérios, porém neste caso será preciso alugar um espaço para funcionamento e um outro local que costuma funcionar muito bem é nas proximidades da feira livre municipal, onde certamente há uma grande quantidade de pessoas interessadas em comprar frutas.

Como se trata de uma loja exclusiva de frutas, você precisará se empenhar para oferecer uma grande variedade de produtos aos seus clientes, então não foque apenas nas frutas mais tradicionais e procure oferecer outros tipos de frutas que não são populares em sua cidade. Com isso é possível vender banana, morango, maçã, abacaxi, laranja, pera, framboesa, amora, uva, figo, azeitona, tangerina, limão, caqui, maracujá, acerola, açaí, abacate, ameixa, jaca e uma diversidade de outras frutas que podem ser vendidas.
Um fator importante antes de tudo isso é a busca por fornecedores, então é necessário manter contato com empresas que trabalham diretamente com a venda de frutas em grande escala, já que este tipo de empresa costuma comprar nas fazendas produtoras e distribuir em uma determinada região, mas caso você já tenha uma estrutura com caminhão e tudo mais ou vá pagar pelo frete, também poderá conseguir comprar diretamente dos produtores. Quem vai montar uma frutaria orgânica, por exemplo, tem a missão de procurar pequenas propriedades produtoras destes alimentos e comprar para revender então este pode ser um desafio no inicio.

O seu investimento inicial vai depender muito do tamanho do local e da variedade de frutas que vai vender, mas é bom ir preparando uma boa quantia tanto para montagem da loja quanto para o capital de giro da sua frutaria. De inicio será preciso alugar e reformar o espaço, comprar todos os acessórios para a loja, legalizará a frutaria, contratará colaboradores, vai comprar todo o estoque inicial de frutas e várias outras coisas que poderá resultar em um investimento entre R$ 40 e R$ 90 mil Reais para uma frutaria de pequeno/médio porte.

http://www.montarumnegocio.com/como-montar-uma-frutaria/



Nenhum comentário:

Postar um comentário